quinta-feira, 28 março, 24
HomeMercado5 passos para acertar ao comprar roupas pela Internet

5 passos para acertar ao comprar roupas pela Internet

Comprar roupas antes do isolamento social era, geralmente, reservado apenas às lojas com provadores, mas, agora, por meio da Internet, qualquer pessoa pode fazer seu pedido. No entanto, essa praticidade não garante um processo seguro ou que irá satisfazer o cliente. Por isso, selecionamos 5 dicas para não ter problemas durante a compra de suas novas peças.

comprar roupas
5 passos para acertar ao comprar roupas pela Internet. | Foto: Reprodução.

5 passos para comprar roupas pela Internet

1- Busque pelos comentários de outros clientes

O primeiro passo para comprar on-line, seja roupas ou qualquer outro produto, é verificar a reputação da loja escolhida na Internet, principalmente nas redes sociais, nos comentários das postagens. Além de ficar por dentro de promoções e dos últimos lançamentos, checar as plataformas da loja no Facebook e Instagram garantem um vislumbre da experiência de outras pessoas, que podem comentar livremente, e costumam tanto elogiar quanto reclamar.

Nesse momento, atenção aos comentários negativos, o que eles mais têm em comum? O atendimento após a compra é ruim? A entrega é mais demorada que a estimativa? Algumas peças não chegam? Levar esses relatos em consideração é muito importante para escolher onde comprar e se preparar para o que pode acontecer, dependendo da sua decisão.

Dê preferência para aquelas lojas que têm comentários equilibrados e demonstram estar disponíveis para ajudar seus clientes.

2- É hora de verificar suas medidas

Agora que você já escolheu sua loja, o segundo passo é ir às compras já sabendo suas medidas, mas não aquelas genéricas, com base na numeração das peças que já têm em casa, porque a variação com as roupas que você ainda vai adquirir pode gerar compras que terão de ser ajustadas ou trocadas mais tarde.

comprar roupas pela Internet
Saber suas medidas é essencial na hora das compras. | Foto: Reprodução.

Para ajudar, tanto uma fita métrica quanto uma régua simples de 30 centímetros podem ser usadas, e caso você não tenha uma fita em casa, pode encontrá-la em mercados, ferragistas e até papelarias, mas não precisa necessariamente gastar com uma nova, porque uma régua escolar e um cadarço podem ajudar.

As principais medidas a serem conferidas são do peito/tórax, cintura e quadris. Basta você envolver seu corpo com o cadarço, que pode ser apenas um ou estar amarrado a ponta de outro, o importante é dar a volta completa no seu corpo, então marque com uma caneta, alfinete, prendedor, enfim, o que tiver em mãos. Em seguida, é só medir com a régua escolar e anotar, e não esqueça de adicionar um ou dois centímetros, por segurança.

3- Sempre leia a descrição da peça!

Essa parte é tão relevante quanto a própria imagem da roupa que você escolheu, porque é na descrição que o tecido e acabamento está detalhado, assim evita-se comprar peças de baixa qualidade por um preço incompatível e decepções na chegada. Voltar a checar os comentários de compradores é imprescindível nessa etapa, porque eles podem dar um feedback sobre a textura e caimento do produto, assim como comentar sobre a qualidade do acabamento.

Se a loja escolhida é internacional, lembre-se de procurar pelos clientes do mesmo país, e se existe a opção de anexar imagens aos comentários, dê atenção especial a esses, sobretudo se a pessoa tiver um corpo parecido com o seu. Dessa maneira, você poderá tanto conferir a qualidade da roupa quanto visualizar como a peça poderá ficar no seu corpo.

4- Termos de troca e devolução

Seu carrinho está cheio, mas, antes de fechar o pedido, lembre-se de procurar pelos termos referentes à troca e devolução da loja, que geralmente podem ser encontrados no final da página na web.

Saiba se cobrem o frete em caso de troca e se garantem que a peça a ser substituída está em estoque, ou se cedem o reembolso ou um vale-compra na devolução, também verifique os prazos estipulados pelo estabelecimento para cada ação. Leia com atenção e, ao concordar com os termos, siga para o fechamento do seu pedido.

compras na internet
Alguns cuidados precisam ser tomados ao comprar roupas pela Internet. | Foto: Reprodução.

5- Atenção ao site e ao seu e-mail ao comprar roupas pela Internet!

Com o seu pedido realizado, agora resta aguardar a entrega, mas checando regularmente tanto seu email, que cadastrou no site ou app, quanto a própria ferramenta que utilizou para realizar a compra. Por meio destes, a loja manterá o status do seu pedido atualizado.

Imprevistos podem acontecer, sites podem estar desatualizados, a entrega pode demorar mais que o estimado, sua compra pode ser taxada ao chegar no país e pode ser que essas informações não cheguem ao seu e-mail, e estejam no site da loja ou até mesmo dos Correios ou da transportadora.

Sendo assim, não deixe de anotar o número do seu pedido e o código de rastreio, para checar as atualizações da entrega constantemente.

____________________________
Por Mariana Naves – Fala! UFG