Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
5 motivos para estudar Libras

5 motivos para estudar Libras


A Língua Brasileira de SinaisLibras é a língua dos surdos no Brasil. Em 2002, a língua foi reconhecida pela Lei de nº 10.436, mas ainda não é oficial.

estudar em libras
Curso de Libras é um diferencial no currículo

O que diferencia a Língua de Sinais das demais é que, no lugar do som, utiliza sinais como meio de comunicação, marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões corporais e faciais.

Mas engana-se quem acha que só pessoas surdas devem aprender Libras.
Se você está procurando motivos para entrar em contato com essa língua, garantimos que existem muitos, principalmente para quem quer fazer parte de uma sociedade mais inclusiva e, de quebra, aprimorar o currículo profissional. Afinal, quem sabe Libras é considerado bilíngue.

Confira 5 motivos para estudar libras:

Por que fazer curso de libras?

1º Auxilia na eliminação das barreiras de comunicação

Aprender a Língua Brasileira de Sinais dá a oportunidade de conhecer melhor a comunidade surda. Também faz com que seja possível entender o seu cotidiano, desenvolvendo mais empatia em todas situações.

No caso de parentes de surdos, é imprescindível o aprendizado da língua, para que os portadores de deficiência se sintam mais incluídos.

2º Novas oportunidades profissionais

Se tornar especialista e profissional habilitado em Libras pode ser um diferencial no seu currículo profissional.  Além do enriquecimento cultural, o profissional pode destacar-se principalmente se na empresa em que trabalha houver algum deficiente auditivo.

A lei nº 10.436, que obriga o setor público atender deficientes auditivos por meio da Língua Brasileira de Sinais, torna esse profissional muito requisitado nas empresas. A formação possibilita trabalhar como tradutor/intérprete nas áreas da educação, saúde, assistência social, jurídica, dentre outras.

Existem poucos profissionais com qualificação na área e uma grande demanda de exigências do mercado.

MATRÍCULA EM CURSOS ONLINE TÊM ALTO CRESCIMENTO NO BRASIL

3º Mais agilidade no seu raciocínio

Estudando a Língua Brasileira de Sinais você aprende a pensar não só verbalmente, mas também visualmente e com mais rapidez. O conhecimento em Libras garante uma maior liberdade de expressão, por ser uma língua gestual que envolve a mente e a expressão do corpo, dos gestos e do rosto.

Além do mais, pode contribuir para os seus demais aprendizados, justamente por estimular o raciocínio. 

4º Possibilitar a integração no âmbito educacional

Ter conhecimento em Libras é fundamental no setor pedagógico, pois as instituições educacionais têm por obrigação serem locais de inclusão e integração, sem excluir nenhum aluno por conta de alguma deficiência.

5 DICAS PARA SER EFETIVADO NO TRABALHO

5º Acabar com o audismo

O audismo pode ser compreendido como uma forma de preconceito com as pessoas que têm menor ou nenhuma capacidade de audição. E isso acontece quando há descaso ou falta de interesse em adaptar a comunicação para que ela atinja as pessoas com deficiência auditiva.

Não valorizar a Língua Brasileira de Sinais é uma forma de endossar a cultura negativa do audismo. Assim, aprender Libras e fornecer outros mecanismos de inclusão é importante para erradicar esse preconceito.

É muito difícil aprender libras?

cursos online gratis
Alfabeto Manual. Foto: simbolos.net.br

Como qualquer outra língua, não é possível aprender Libras da noite para o dia. É necessário um tempo de estudo e principalmente treino e dedicação, visto que está sendo construída uma nova habilidade.

Para quem deseja aprender e principalmente se tornar profissional nessa área, é indispensável que saiba que estará aprendendo a pensar diferente. Aqueles que desejarem se especializar, existem cursos gratuitos que dão todo o suporte e estudo necessário para tornar-se um profissional completo.

Um ótimo curso de Libras é oferecido pelo Portal EAD da Universidade de São Paulo (USP). O curso inclui um amplo glossário e aulas teóricas e práticas. E o melhor, é um curso online e totalmente gratuito.

0 Comentários

Tags mais acessadas