5 melhores cidades para realizar roteiros gastronômicos no Brasil
Menu & Busca
5 melhores cidades para realizar roteiros gastronômicos no Brasil

5 melhores cidades para realizar roteiros gastronômicos no Brasil

Home > Lifestyle > Viagens > 5 melhores cidades para realizar roteiros gastronômicos no Brasil

Uma das maiores riquezas do Brasil são as diversidades gastronômicas que existem em diversos locais e regiões do país. Com isso, um dos maiores destaques que compõem essa diversidade de sabores são: a feijoada, o baião de dois, o churrasco, o pequi e a maniçoba. Diante de toda essa diversidade de sabores e pratos típicos de cada região, confira as cinco melhores cidades para realizar roteiros gastronômicos no Brasil.

Cidades para realizar roteiros gastronômicos no Brasil

Penedo Itatiaia – RJ

cidades para realizar roteiros gastronômicos no Brasil
Penedo. | Foto: Reprodução.

Penedo concentra uma das maiores variedades gastronômicas do Brasil. O distrito de Itatiaia é a primeira colônia finlandesa do país. A variedade de restaurantes da região é a atração que mais instiga as pessoas que amam apreciar comidas típicas de centenas de cidades do mundo, tendo a culinária francesa, japonesa, finlandesa, italiana, alemã e mexicana como umas das principais características dos restaurantes da colônia finlandesa.

Também, não poderia deixar de mencionar que Penedo tem uma grande variedade de cachoeiras e um ecoturismo extraordinário. A região de Visconde de Mauá também possui uma grande riqueza gastronômica e está cerca de 40 km de distância de Penedo. Vale a pena conferir. A truta é um dos pratos oriundos da região e o festival de temporada da truta é uma das principais referências, e todas as pessoas que visitam Penedo e seus distritos conterrâneos, como Maromba e Maringá, não deixam de desfrutar a saborosa truta com alcaparras.

Gramado – RS

gramado
Gramado. | Foto: Reprodução.

Gramado tornou-se um dos lugares mais inusitados para se visitar e aproveitar todas as referências culinárias da região sul do Brasil. A presença do churrasco nos restaurantes, o chimarrão, o vinho e a grande variedade de queijos são uma das principais características gastronômicas dessa cidade. Também, o fondue de chocolate e de queijo tem uma grande influência, uma vez que o frio é predominantemente típico naquela região.

O vinho é um destaque da região sul e, com isso, seu acompanhamento nas refeições é uma tradição praticada por turistas e gaúchos. Com uma influência alemã, Gramado possui uma grande variedade de cervejarias que transcendem até os dias contemporâneos e uma grande presença de pizzarias com influência italiana, deixadas pelos antigos imigrantes que habitavam as cidades.

Campos do Jordão – SP

campos do jordão
Campos do Jordão é uma das cidades brasileiras mais amadas. | Foto: Reprodução.

Campos do Jordão tem uma grande variedade de restaurantes dos mais sofisticados aos mais descontraídos. A cidade se concentra no maciço da Serra da Mantiqueira, uma das mais elevadas cadeias de montanhas do Brasil. Com isso, o frio é predominantemente uma das principais características que atraem os turistas, visto que as mínimas descem a 3 °C, mas é fácil encarar noites com temperatura atingindo zero graus.

Nesse sentido, a culinária presente nessa região, a qual cativa milhares de pessoas de todo o Brasil, são: fondue de queijo, carne ou chocolate, as trutas em seus mais variados molhos e os pratos à base de pinhão — que é usado em entradas, saladas, pratos principais e até sobremesas. Vale a pena mencionar, também, as diversas atrações de inverno, como: festival de inverno de Campos do Jordão, festival do pinhão e o festival das cervejas.

Ilha de Boipeba – BA

cidades brasileiras
Ilha de Boipeba. | Foto: Reprodução.

Eleita a segunda ilha mais bonita da América do Sul em 2013, a ilha de Boipeba é uma grande atração turística quando o assunto é meio ambiente, dado que Boipeba contempla uma floresta densa da Mata Atlântica, extensos manguezais e praias paradisíacas com grande valor ecológico e paisagístico. Diante disso, não restam dúvidas de que a culinária é baseada em frutos do mar. As moquecas, os ensopados, peixes, polvos, lagostas, camarões, caranguejos e Siri são um dos principais pratos encontrados nessa região, a qual contempla uma grande riqueza gastronômica influenciado pelos frutos do mar.

Além de pratos à base de frutos marinhos, há também uma grande variedade de doces e sobremesas produzidos através de frutas, como o doce de banana e a cocada. As referências gastronômicas são as moquecas de camarão com banana-da-terra e a mariscada. Também, vale a pena experimentar a moqueca de polvo e se aventurar sobre as praias que esse ambiente rico em paisagismo oferece.

Teresópolis – RJ

cidades do Brasil
Teresópolis. | Foto: Reprodução.

Teresópolis carrega consigo uma parte da história do Brasil e, além disso, constitui uma grande variedade de riquezas geográficas e biológicas em seus territórios de conservação e preservação. A cidade tem uma grande diversidade de cachoeiras e foi considerada a cidade do montanhismo devido às suas grandes formações montanhosas. A gastronomia se tornou uma grande referência, visto que milhares de brasileiros e estrangeiros começaram a enxergar a cidade como um local de descanso e apreciação pela riqueza natural.

Com isso, as culinárias russa e francesa ganharam os principais destaques, uma vez que o filé mignon à moda russa e Magret de Canard com batata rostie se tornaram as principais atrações dessa região. Teresópolis possui um  clima predominantemente frio, o que ocasiona nas variadas categorias de fondue, chocolates e massas, os quais atraem mais ainda o setor turístico.

É necessário, também, mencionar os festivais gastronômicos mais famosos, como festivais Sabores Britânicos, de Chocolate, Villa-Lobos e Novas Canções entre Montanhas, e que concentram toda região próxima da cidade para apreciar as mais principais referências culinárias do mundo, principalmente a europeia 

____________________________
Por Vinicius Macêdo – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas