5 fontes de fibras para incluir na alimentação e regular o intestino
Menu & Busca

5 fontes de fibras para incluir na alimentação e regular o intestino

Home > Lifestyle > 5 fontes de fibras para incluir na alimentação e regular o intestino

Conviver com o intestino desregulado, talvez, seja um problema que você enfrenta. A verdade é que ter problemas como diarreia ou constipações pode ser comum, e geralmente são causados pela má alimentação. Mas apesar de ser comum, não é saudável. Um intestino desregulado pode trazer diversas consequências para a saúde e para a qualidade de vida, já que o órgão tem atividade endócrina, neurológica e imunológica. Por isso incluir fontes de fibras é essencial para manter o bom funcionamento intestinal.

As fibras ajudam a equilibrar a microbiota intestinal, ajudam no trânsito intestinal e na coloração e consistência das fezes. Dessa forma, separamos 5 indicações para você acrescentar no dia-a-dia e cuidar do intestino. Confira a seguir.

Fontes de Fibras
As fontes de fibras ajudam a regular o intestino. | Foto: Reprodução

1) Granola

A granola é um mix de cereais, grãos e frutas secas. Ela é uma ótima fonte de fibra e possui diversas variações: com mel, açúcar mascavo, sem açúcar, com castanhas, etc. A gronola pode ser consumida de diversas formas, como em frutas, açaí e iogurtes.

2) Pães, arroz e biscoitos integrais

Os carboidratos integrais são ótimas formas de incluir fontes de fibras na dieta, principalmente porque já fazem parte do nosso dia-a-dia. O pão tradicional e o arroz branco podem ser substituídos pelo integral. Incluir biscoitos e torradas integrais também podem ser uma boa opção.

3) Frutas estão entre as principais fontes de fibras

As frutas também são fontes de fibras que podem trazer vários benefícios e ajudar a regular o intestino. O bagaço da tangerina e laranja, por exemplo, são as principais fontes de fibras em frutas.

4) Vegetais

A inclusão de vegetais na rotina alimentar também ajudam a aumentar a ingestão de fibras diárias. São diversas as opções de vegetais ricos em fibras, como brócolis, alface, beterraba, couve, entre outros.

5) Leguminosas também são fontes de fibras

Muita gente não sabe, mas o feijão, que já é parte da rotina de quase todos os brasileiros, também é fonte de fibra. As leguminosas são boas opções de fontes de fibras para acrescentar na dieta. Além do feijão, existem outras opções como ervilha, grão de bico, lentilha, entre outros.

Vale lembrar que apesar da dieta ser muito importante para a saúde do intestino, é sempre recomendado consultar o médico, principalmente em casos crônicos. Você pode procurar um nutricionista ou um gastroenterologista.

________________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

Tags mais acessadas