5 curiosidades sobre o Santos Futebol Clube
Menu & Busca
5 curiosidades sobre o Santos Futebol Clube

5 curiosidades sobre o Santos Futebol Clube

Home > Notícias > Esporte > 5 curiosidades sobre o Santos Futebol Clube

Um dos maiores times do Brasil, conhecido por revelar inúmeras joias do futebol e colecionar muitos títulos, o Santos Futebol Clube tem muita história e curiosidades que iremos abordar nesta matéria. Pelé, Neymar Jr, Gabigol, Yuri Alberto, Lucas Lima, Rodrygo, Léo Cittadini, Robinho, entre tantos outros jogadores de futebol que foram revelados na base do Santos e brilharam e/ou estão brilhando mundo afora. Pelé iniciou sua carreira no Peixe com apenas 15 anos, em 1956. Mas ele não foi o mais jovem a vestir a camisa alvinegra. A seguir, confira 5 curiosidades sobre o Santos!

Santos
O Santos é um dos maiores times de futebol do Brasil. | Foto: Montagem/ Reprodução

Curiosidades do Santos Futebol Clube

1) Parceiro de Pelé foi o mais jovem a jogar no time profissional

Coutinho foi companheiro do Rei do Futebol e fez sua primeira partida com apenas 14 anos e 11 meses, na partida contra o Sírio Libanês(GO), em que saíram vitoriosos com uma goleada de 7 a 1

2) Fundação do time foi em dia histórico

O Santos foi fundado no dia 14 de abril de 1912, mesma data em que aconteceu o naufrágio do Titanic, que vitimou 1523 pessoas.

3) Ataque matador é um dos pontos fortes dos Santos

Além de ser o único time do litoral paulista a figurar entre os maiores do mundo, o Peixe fez o que ninguém jamais havia feito. No Campeonato Paulista de 1927, em 16 partidas, marcou 100 gols. É isso mesmo. 100 bolas na rede em 16 jogos. Com Omar, Camarão, Araken, Feitiço e Evangelista, este time, por incrível que pareça, não foi campeão naquela temporada. Quem levantou a taça foi o Palmeiras.

4) Maiores públicos da história

Mais de 130 mil pessoas. Hoje em dia é inimaginável pensar neste número de pessoas em um estádio, mas em 1963 o Santos lotou o Maracanã. Foram 132 mil torcedores que acompanharam de perto a final do Mundial daquele ano diante do Milan(ITA). Em outros jogos, diante dos rivais paulistas: São Paulo, Palmeiras e Corinthians, os números ultrapassaram os 120 mil presentes.

5) Década de ouro e recordes de títulos do Santos

O Santos foi eleito pela FIFA o melhor time das Américas do século XX. A seleção brasileira, campeã Mundial em 1962, contava com sete jogadores santistas. Coube ao zagueiro Mauro erguer a taça. Neste mesmo ano, o Peixe conseguiu algo que nenhum outro clube no Brasil alcançou até o momento. Conquistou o estadual, o Brasileiro, a Libertadores e o Mundial Interclubes. Sensacional! 

Entre 1961 e 1963, foram nove troféus levantados. Até o fim da década de 60, foram 22 títulos. 

Pelé ajudou o Alvinegro Praiano a levantar 45 taças, 51% do total de todos conquistados em toda a história do clube. 

Santos
As taças do Santos Futebol Clube. | Foto: Reprodução

Sala de troféus do Santos Futebol Clube

O Santos tem 8 conquistas de Campeonatos Brasileiro(incluindo Taça Brasil e Brasileirão), 3 Libertadores, 3 Mundiais, 1 Copa do Brasil e 22 Paulistas, além de outros torneios disputados ao longo de todo esse tempo e vencido pelo Peixe. 

É fato que não vive um bom momento, passando por problemas financeiros e de gestão, não vence nenhuma competição desde 2016 (Paulista). Faz campanhas medianas e não empolga a torcida. Mas isso não tira todo o brilhantismo e a belíssima história deste gigante do Futebol mundial.

___________________________
Por Franklin Rocha – Fala Universidade Anhanguera! 

Tags mais acessadas