sábado, 20 abril, 24
HomeCultura5 curiosidades sobre a sociedade Inca, um dos maiores povos do mundo

5 curiosidades sobre a sociedade Inca, um dos maiores povos do mundo

O povo Inca formou o Maior Império que já habitou o continente americano, com extensão territorial de quatro mil quilômetros. O maior império da era Pré-Colombiana ficava no litoral banhado pela Oceano Pacífico da América do Sul (região andina), onde atualmente ficam os territórios de Peru (por completo, Cusco era a Capital do Império) além de partes de Bolívia, Chile, Equador, Colômbia, com as terras finalizando no noroeste da Argentina.

Dito isso, confira abaixo 5 curiosidades sobre a Sociedade Inca que não resistiu à invasão espanhola no Século XVI.

5 curiosidades sobre o povo Inca

1. Arquitetura

A arquitetura Inca é uma das mais famosas do mundo.
A arquitetura Inca é uma das mais famosas do mundo. | Foto: Reprodução.

A arquitetura era algo impressionante, era composta por pedras gigantescas, as quais se encaixavam perfeitamente. Infelizmente, atualmente sobraram apenas algumas ruínas, entretanto cidades como Machu Pichu, no Peru, dão uma noção perfeita de como era a vida nas cidades da época.

2. População Inca

Não se sabe ao certo quantas pessoas habitavam as cidades incas.
Não se sabe ao certo quantas pessoas habitavam as cidades incas. | Foto: Reprodução.

Certamente havia um grande número de nativos. Segundo os relatos dos espanhóis, os Incas esbanjavam uma população maior que a cidade de Londres. Mesmo sendo um gigantesco Império, os Incas não propunham uma escrita, logo a estimativa da população varia de 4 a 40 milhões de habitantes.

3. Alargadores

O povo Inca ficou conhecido pelos alargadores que usavam.
O povo Inca ficou conhecido pelos alargadores que usavam. | Foto: Reprodução.

Os Incas utilizavam os tradicionais alargadores dos nativos do continente. Para se ter uma ideia, os espanhóis ao chegarem chamavam os Incas de “orejones”, que significa orelhas grandes. Há relatos que as orelhas de alguns chegavam até aos ombros.

4. Pontes

Esta sociedade ficou conhecida pela construção de pontes.
Esta sociedade ficou conhecida pela construção de pontes. | Foto: Reprodução.

Há relatos de já terem existido 200 pontes suspensas na Cordilheira dos Andes. Segundo dados, os Incas realizaram esse feito 300 anos antes dos europeus. Atualmente, apenas uma ponte permanece a Keshwa Chaca no Peru.

5. Política e Economia Inca

Os povos Incas possuiam um sistema político e econômico.
Os povos Incas possuiam um sistema político e econômico. | Foto: Reprodução.

Todo homem Inca era agricultor (produziam apenas para a própria família) e soldado e deveria se casar até os 20 anos, caso não conseguisse seria escolhido uma esposa para que o casamento ocorresse, os líderes poderiam ter mais de uma esposa.

Por Leonardo Raiol Faria Fala! Universidade Estácio Sá-RJ