domingo, 3 março, 24
HomeViagensConfira 5 lugares do Peru que retratam a civilização Inca

Confira 5 lugares do Peru que retratam a civilização Inca

Como todos já sabem, a América Latina possui uma rica diversidade e história cultural. Muito dessa contribuição vem da civilização Inca, bastante conhecida por se localizar na região da Cordilheira dos Andes, principalmente no atual país Peru.

Os Incas não possuíam linguagem, mas desenvolveram uma arquitetura e uma engenharia fenomenal e marcante que influencia a cultura andina até os dias atuais. Nesta matéria, vamos mostrar 5 lugares famosos que mostram um pouco de como era a sociedade Inca e que você pode visitar!  

5 lugares do Peru que retratam a civilização Inca

1- Machu Picchu

Machu Picchu
Machu Picchu. | Foto: Bigstock

Esse é, talvez, o principal ponto turístico do Peru e o maior símbolo que representa a civilização Inca.

Machu Picchu, além de ser considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, é conhecida como “A Cidade Perdida dos Incas”, pois foi descoberta em 1911, pelo explorador estadunidense Hiram Bingham e, desde então, vem atraindo turistas do mundo inteiro, principalmente pela arquitetura e paisagem marcante que está localizada a mais de 2000 metros de altitude. 

2- Vale Sagrado 

Vale Sagrado
Vale Sagrado. | Foto: Reprodução.

O Vale Sagrado dos Incas acompanha todo o leito do Rio Urubamba, sendo formado pelas terras férteis, que ficam aos pés das montanhas que cercam toda a região.

Recebe o nome de “Sagrado”, pois, segundo a crença dos Incas, o percurso do rio era o reflexo na Terra do “caminho das estrelas”.

3- Cidade de Cusco

Cidade de Cusco
Cidade de Cusco. |Foto: Reprodução.

Considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, a cidade de Cusco era a capital do Império Inca e, atualmente, é a principal cidade de acesso para Machu Picchu.

Seu local turístico mais conhecido e visitado é o Centro Histórico, onde estão localizados a Praça das Armas e o Mercado Central de Cusco. 

4- Sítio Arquelógico de Sacsayhuamán 

Sítio Arquelógico de Sacsayhuamán
Sítio Arquelógico de Sacsayhuamán. | Foto: Reprodução. 

As construções de Sacsayhuamán são feitas de blocos de pedra de proporções descomunais e que ainda guardam muitos mistérios.

Embora os pesquisadores acreditem que sua função era apenas cerimonial, o local foi considerado de uso militar pelos colonizadores espanhóis. 

5- Templo do Sol

Templo do Sol
Templo do Sol. | Foto: Reprodução.

O Templo do Sol foi o lugar de culto mais importante de todo o império Inca, e seu nome “Qoricancha”, que significa “recinto de ouro”, uma referência à sua construção original revestida em ouro.

O templo foi destruído pelos conquistadores espanhóis, que construíram uma igreja sobre os escombros. Atualmente, quem visita o local consegue ver um pouco das ruínas.

________________________________
Por Helena Barbosa Geraldes – Fala! Cásper

ARTIGOS RECOMENDADOS