5 curiosidades sobre a Jamaica que você não sabia
Menu & Busca
5 curiosidades sobre a Jamaica que você não sabia

5 curiosidades sobre a Jamaica que você não sabia

Home > Entretenimento > Cultura > 5 curiosidades sobre a Jamaica que você não sabia

A Jamaica é uma nação insular no meio do Mar do Caribe, repleta de praias e outras atrações naturais belíssimas. O país é internacionalmente reconhecido pela sua cultura característica, em especial pelo estilo musical surgido por lá: o reggae.

Conheça 5 curiosidades sobre a Jamaica.
Conheça 5 curiosidades sobre a Jamaica. | Foto: Unsplash.

A cada ano, o pequeno país vem aparecendo mais e mais nas listas de viagens ou nos melhores destinos para férias. Portanto, venha conhecer um pouco da Jamaica e algumas de suas curiosidades!

Principais fatos sobre a Jamaica

bandeira jamaicana
Bandeira da Jamaica. | Foto: Pixabay.
  • Capital: Kingston
  • Idioma: Inglês
  • Moeda: Dólar Jamaicano
  • População: 2.700.000
  • Necessidade de visto para brasileiros: Em caso de estadia de até 30 dias não é necessário
  • Vacinas exigidas para turistas: Febre amarela

5 curiosidades sobre a Jamaica

1. Jamaica: Terra da madeira e da água

O significado do nome desta pequena ilha no Mar do Caribe é bem interessante. Antes da chegada dos colonizadores europeus, a região era habitada por diversas tribos indígenas e eles já tinham um nome para ela.

 Vista da feirinha em Old Harbour, na Jamaica.
Vista da feirinha em Old Harbour. | Foto: Unsplash.

Os tainos, um dos povos originários, chamavam a ilha de Xaymaca ou Yamaya. Na língua original, os termos significam “terra da madeira e da água” ou “terra dos bosques e das águas”. O contato com os espanhóis acabou por mudar alguns sons até chegar ao termo atual: Jamaica.

2. Local de origem do Rastafarianismo

O Rastafarianismo é uma crença religiosa que surgiu nos anos 1930, na Jamaica, e foi bastante popularizada tempos mais tarde por nomes como Bob Marley (1945 – 1981). A religião compartilha alguns elementos com o cristianismo e o judaísmo, e tem como único deus Jah (abreviatura de Jeová).

Bob Marley é um célebre jamaicano.
Bob Marley é um célebre jamaicano. | Foto: Unsplash.

Segundo a crença rastafari, o rei da Etiópia Ras Tafari Makonnen (em 1930 coroado imperador com o nome de Hailé Selassié) foi a encarnação de Jah. Ele junto com Marcus Garvey são alguns dos nomes importantes para a religião.

3. A maconha não era legalizada no país até 2015

No imaginário de muitas pessoas, a Jamaica ficou associada ao consumo de maconha. É bem verdade que religiões como o rastafarianismo incentivam o uso da planta com o fim espiritual, mas até bem pouco tempo era proibido fumar ganja (nome dado à planta pelos jamaicanos).

 Praias belíssimas é o que não falta na Jamaica.
Praias belíssimas é o que não falta na Jamaica. | Foto: Unsplash.

Somente com a lei aprovada pelo Congresso da Jamaica em 2015, ficou permitido o cultivo de até 5 plantas para o consumo pessoal. A posse da droga em determinadas quantidades passou a ser considerado um delito menor e inclusive turistas podem comprar ganja, desde que tenham prescrição médica.

4. James Bond e a Jamaica: uma relação antiga

A saga de James Bond já teve alguns de seus filmes gravados na Jamaica, mas a relação da trama com o país é bem mais antiga. Ian Fleming (1908 – 1964), autor dos romances que deram origem aos subsequentes filmes, escreveu a maioria deles na ilha caribenha.

A Jamaica é repleta de belezas naturais. | Foto: Unsplash.

O jornalista e escritor britânico possuía uma residência na região de Oracabessa Bay, que fica na costa norte jamaicana. A propriedade chamada Goldeneye está de pé até hoje e desde 2011 faz parte de uma região de preservação ambiental.

5. O primeiro país caribenho a participar dos Jogos Olímpicos de Inverno

Para um país situado no Mar do Caribe, bem no meio dos trópicos, participar dos Jogos Olímpicos de Inverno pode não ser a maior prioridade esportiva. Contudo, a Jamaica fez história e se tornou o primeiro país carinbenho a participar da competição.

 Ocho Rios, uma bela cidade costeira na Jamaica.
Ocho Rios, uma bela cidade costeira na Jamaica. | Foto: Unsplash.

A estreia jamaicana se deu nas Olimpíadas de Inverno de 1988, que aconteceram na cidade canadense de Calgary. A participação da delegação da Jamaica foi bastante reconhecida e acabou inspirando o filme Jamaica Abaixo de Zero (1993).

_____________________________________________________

Por Jefferson Ricardo – Fala! UFPE

Tags mais acessadas