24J: saiba tudo sobre o protesto contra a gestão de Bolsonaro
Menu & Busca
24J: saiba tudo sobre o protesto contra a gestão de Bolsonaro

24J: saiba tudo sobre o protesto contra a gestão de Bolsonaro

Home > Notícias > Política > 24J: saiba tudo sobre o protesto contra a gestão de Bolsonaro

No último sábado (25), ocorreu a manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro. O protesto contou com presenças dos movimentos estudantis e sociais; a população clama por vida, pão, vacina, educação e contra a privatização dos Correios.

A concentração começou no vão livre do MASP às 14h, os manifestantes usavam máscaras para evitar a transmissão do vírus da Covid-19, seguravam placas e bandeiras como forma de indignação contra a gestão de Bolsonaro.

O ato contou com os partidos políticos PCdB, PT, PDT, PSOL; entidades estudantis como UBES, UPES e UNE e as entidades sociais Coalização Negra Por Direitos, Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto(MTST) e outros.

manifestação contra bolsonaro
Placas e bandeiras da manifestação. | Foto: Montagem/Isabella Martinez.

Protestos contra o governo Bolsonaro

Além dos movimentos sociais e estudantis presentes, também havia pessoas que perderam seus entes queridos pela Covid-19 e pelo negacionismo de Bolsonaro.

Eduardo, de 39 anos, perdeu o pai para a Covid-19, ele contou que o pai queria tomar a vacina e que não defendia o tratamento precoce.

Meu pai queria tomar a vacina, ele não era negacionista; ele ia todo dia no posto pra ver se a vacina tinha chegado. Perdi ele faltando uma semana para tomar a primeira dose

Disse.
covid-19
Eduardo perdeu o pai para a Covid-19 em abril. | Foto: Isabella Martinez.

 A manifestação acontecia de forma pacífica, com as baterias de cada bloco clamando pela vacina, pela vida e pelo impeachment de Bolsonaro.

Posteriormente, o ato tomou um rumo diferente. Segundo Shirley e Juliana, “por volta de umas 18h30, a polícia militar começou a jogar bombas de efeito moral nos manifestantes, sem razão alguma. Só víamos um monte de gente correndo, criança chorando”. 

passeata contra Bolsonaro
Passeata contra Bolsonaro na Consolação. | Foto: Isabella Martinez.

“Se o povo protesta em meio a uma pandemia, é porque o governo é mais perigoso do que o vírus”

Conforme o balanço feito pelo consórcio de imprensa com os dados das secretarias de Saúde, o Brasil já atingiu 550 mil mortes pela Covid-19. Em média, são 1.168 óbitos diários pela doença.

De acordo com o G1, alguns estados contam com casos em alta, outros estáveis e em queda, sendo:

  • Em alta: AC, PE, AM, GO; 
  • Estáveis: SP, PA, RJ, DF, PI, MT, ES, AL, TO;
  • Em queda: RS, MS, MG, SC, RN, MA, RR, BA, PB, AP, PR, CE E RO.
Cemitério
Muro do Cemitério da Consolação. | Foto: Daniel Lodovico.

Além de São Paulo, as manifestações também aconteceram no Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Porto Velho (RO), Recife (PE), Belém (PA) a favor do impeachment de Bolsonaro. Apesar da crise sanitária que estamos passando, os organizadores do movimento nacional consideram que “se o povo protesta em meio a uma pandemia, é porque o governo é mais perigoso que o vírus”.

protesto contra bolsonaro
Manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, contra Bolsonaro. | Foto: Isabella Martinez.

__________________________
Por Isabella Martinez – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas