Você sabe a diferença dos açúcares?
Menu & Busca
Você sabe a diferença dos açúcares?

Você sabe a diferença dos açúcares?

Home > Lifestyle > Saúde > Você sabe a diferença dos açúcares?

De acordo com dados de uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, mais de 70% dos brasileiros têm o hábito de consumir açúcar. Desse total, 85% optam pelo açúcar refinado, apenas 3% das pessoas utilizam o açúcar mascavo, 1% o demerara e 0,5% a versão light. Com o nome “Consumo equilibrado: uma nova percepção sobre o açúcar”, ela ouviu cerca de 1.200 pessoas entre 18 e 85 anos.

Com esses números, conclui-se que o consumo é bem alto, não é mesmo?! 88% dos entrevistados utilizam o açúcar para adoçar chá ou café, 62% na preparação de sobremesas e bolos e só 42% no leite. Na coleta de dados não foram acrescentados os outros tipos como o de coco, nem outros adoçantes, sejam eles naturais ou não. Para decidir qual você optará por consumir, é importante que saiba as diferenças entre eles: 

Açúcar branco 

Seja ele o cristal ou o refinado, é o que mais tem aditivos químicos, pois passou  por vários processos desde a cana de açúcar até o pacote onde é comprados. Seu índice glicêmico é muito alto e possui calorias vazias, ou seja, sem nutrientes. 

Açúcar demerara 

É um açúcar um pouco menos refinado que o açúcar branco, ou seja, com um pouco menos de aditivos químicos em sua composição. Entretanto, em relação às calorias e nutrientes vazios são bem parecidos. 

Açúcar mascavo 

Dentre os tipos anteriores é o que não possui aditivos químicos em sua composição, por isso a cor marrom e não branca. Em 100 gramas existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Na mesma quantidade de açúcar refinado há no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes. Quanto mais escuro for o açúcar, mais próximo do seu estado natural ele está. 

Açúcar de coco

É obtido por meio da seiva encontrada no meio do coqueiro. Utiliza-se ela líquida para passar por um aquecimento e dessa forma ser desidratada, resultando em cristais. Tem menor índice glicêmico, o que significa que ele causa menores picos de glicose e de insulina no organismo. Além de contar com vitaminas do complexo B, principalmente a B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina) e B6 (pirodoxina). Também contém minerais como potássio, magnésio, ferro e zinco.

Doces sem açúcar

Agora que essas diferenças já ficaram claras, não existe dúvida alguma de que podemos diminuir o consumo deste alimento, o que não é uma tarefa fácil! Uma opção são as receitas que podem ser feitas com outros ingredientes, reunidas neste guia. É um livro digital com mais de 200 receitas de bolos e doces que podem ser desenvolvidos com a maior facilidade, sem nenhuma técnica específica.

Pessoas comuns estão adorando porque além disso, ainda recebem vários brindes, entre eles 20 receitas de produtos para a Páscoa e de sucos naturais, perfeitos para a época do verão.



0 Comentários

Tags mais acessadas