Viagem: Cheguei em São Luís, capital do Maranhão, e agora?
Menu & Busca
Viagem: Cheguei em São Luís, capital do Maranhão, e agora?

Viagem: Cheguei em São Luís, capital do Maranhão, e agora?

Home > Lifestyle > Viagens > Viagem: Cheguei em São Luís, capital do Maranhão, e agora?

Única capital brasileira fundada por franceses, em 08 de setembro de 1612, São Luís configura-se como a cidade mais importantedo Maranhão. Localizada em uma ilha no litoral maranhense, São Luís recebeu esse nome em homenagem ao então Rei da França: Luís XIII.

A história da fundação de São Luís é um caso curioso: foi fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses (os dois primeiros passaram pouco tempo por aqui).

Hoje, quatrocentos e sete anos após sua fundação, pode-se perceber as influências deixadas por Portugal pela cidade. Basta uma volta no Centro Histórico que encontramos vários exemplares da tipologia arquitetônica portuguesa, como os casarões e os seus famosos azulejos feitos à mão.

Centro Histórico de São Luís
Centro Histórico. | Foto: Reprodução.

1° Dica

Como cidade histórica, você não pode deixar de vir a São Luís e não conhecer o Centro Histórico. Museus e Igrejas ficam abertos durante o dia para visitação que é gratuita na maioria delas.

Entre os museus, destaque para a Casa do Maranhão, que oferece exposições permanentes sobre o folclore, lendas, histórias e tradições que fazem parte da formação cultural maranhense. Entre as Igrejas, destaque para a Igreja da Sé, considerada um tesouro da arte barroca brasileira.

Casa do Maranhão

No Centro Histórico, também ficam o Palácio dos Leões (sede do governo do estado), o Teatro Arthur Azevedo (o segundo teatro mais antigo do Brasil) e a Fonte do Ribeirão (a entrada de canais subterrâneos que ligam diferentes pontos do Centro Histórico). Todos são abertos para visitação.

2° Dica

Se durante o dia o passeio é voltado para a cultura e a história, à noite e nos finais de semana, existe uma programação voltada para o lazer no Centro Histórico. Bares e restaurantes costumam trazer música ao vivo para quem curte uma música e um chopp gelado, enquanto as casas noturnas trazem uma programação variada com DJs locais. Destaque para a boate Observatório e o Sinuca Bar, os ambientes mais frequentados.

Aos domingos, a prefeitura organiza a Feirinha São Luís, uma feira onde vendem-se frutas, verduras, lembrancinhas, comidas típicas, além de serem realizadas apresentações culturais com artistas locais.

Feirinha São Luís
Feirinha São Luís. | Foto: Agência São Luís de Notícias.

3° Dica

Muitas pessoas acham que a ilha onde São Luís se encontra é formada apenas pela capital. Mas, na verdade, existem mais três municípios: Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, formando, assim, a região metropolitana. Com exceção de Paço do Lumiar, que se localiza no interior da ilha, os outros três municípios são banhados pelo mar. Logo, praia não falta por aqui.

As mais conhecidas são Praia de São Marcos, Praia do Calhau, Praia do Caolho, Praia da Ponta d’Areia, Praia do Olho d’Água (todas em São Luís) e Praia do Araçagy (São José de Ribamar). A Avenida Litorânea é o ponto favorito para tomar uma água de coco e fazer atividades físicas. Nela, encontram-se três praias: São Marcos, Calhau e Caolho.

Já a Praia do Araçagy, é mais conhecida por ser permitida a entrada de carros na sua faixa de areia. Os motoristas devem ficar atentos, pois, aqui, há uma das maiores variações de maré do mundo, por isso, devem ter cuidado para retirar o seu carro antes que a maré avance e bloqueie a saída dos veículos.

4° Dica

Uma mistura de sabores exuberante e inigualável compõe a culinária maranhense, sendo o arroz de cuxá o carro-chefe.

Arroz de Cuxá
Arroz de Cuxá. | Foto: Pé na Estrada.

Para quem gosta de bebida alcóolica, a Ambev produz a Cerveja Magnífica, uma cerveja leve produzida através da mandioca plantada no interior do estado. Sua distribuição é feita apenas no Maranhão. Criada há poucos anos, a grande aceitação fez a Ambev criar quatro versões da cerveja: Maguinha (600 ml), Magona (litrão), Maguete (269 ml) e a versão em lata de 350 ml.

Cerveja Magnífica
Cerveja Magnífica. | Foto: Facebook.

Para quem não gosta de bebida alcóolica, a Coca-Cola produz o Refrigerante Jesus, um refrigerante de coloração rosa que contém um toque de cravo e canela. Uma curiosidade é que esse refrigerante foi criado por Jesus Norberto Gomes, mas, em 1980, a marca foi vendida e, em 2001, adquirida pela Coca-Cola Brasil. Até hoje, a Coca-Cola mantém a identificação com a cultura local.

guaraná Jesus
Refrigerante Jesus. | Foto: Reprodução.

Obviamente, existem outras programações além dessas que mencionei aqui, como por exemplo, prestigiar um pouco do reggae (São Luís é conhecida como a Jamaica Brasileira).

Se você tiver a oportunidade de conhecer São Luís, não deixe de fazer pelo menos dois itens dessa lista, está bem? A reportagem foi apenas para dar um gostinho de quero mais!

Em tempo: como chegar em São Luís

  1. De carro: pela BR-135;
  2. De barco/ ferry-boat (balsa): Na cidade de Alcântara, existem barcos que partem todos os dias para São Luís. Quem tiver carro próprio, pode pegar o ferry-boat;
  3. De avião: pelo Aeroporto Marechal Cunha Machado.

_______________________________
Por João Meireles – Fala! UFMA

Tags mais acessadas