Veja como são feitos os famosos nuggets de frango
Menu & Busca

Veja como são feitos os famosos nuggets de frango

Home > Lifestyle > Saúde > Veja como são feitos os famosos nuggets de frango

Descubra a verdade por trás dos processos industriais que compõem os nuggets de frango e entenda como eles são feitos.

Os nuggets de frango são um tipo de mistura comum para acompanhar o clássico arroz e feijão, combinação alimentícia que acompanha o dia a dia de muitos brasileiros. Os nuggets de frango são uma iguaria prática: fáceis de preparar e com um sabor que agrada o público de todas as idades, o nugget também é uma opção de alimentação que cabe no bolso, fato que o faz ser ainda mais consumida no País.

No entanto, existe um mito popular acerca desse alimento industrializado que, digamos assim, permeia nosso imaginário coletivo: muitas pessoas acreditam que os nuggets de frango industrializados possuem mais do que apenas peito de frango em sua composição.

O que são os nuggets de frango

Os nuggets de frango se distinguem dos pratos de frango convencionais por serem feitos de pequenos pedaços de frango ou carne moída de frango moldada em forma de “nugget”. 

Por anos, muitos boatos circularam sobre quais partes do frango seriam trituradas na composição dos nuggets de frango. Os  rumores mais maldosos incluíam vísceras, ossos e todas as outras partes da carcaça do frango que não são comidas. Afinal, isso é real ou trata-se de uma baita fake news?

Como são feitos os nuggets de frango

Diferentemente do que se propagou nesses rumores, os nuggets de frango não contém nenhum pé ou bico de galinha, tampouco outras partes diferentes das utilizadas usualmente em outros produtos de origem animal. Segundo uma matéria publicada na Revista Galileu, os nuggets de frango são feitos 50% de filé de peito de frango, tendo a outra metade composta por pele de frango e/ou outras gorduras, proteínas vegetais, amido de milho ou farinhas e goma.

Depois de ter o frango processado corretamente, o nugget é enrolado em uma farinha crocante, passando por diversos processos industriais para ser embalado para consumo. As maiores empresas de produtos de origem animal do Brasil e do mundo garantem a qualidade de seus produtos e assumem a responsabilidade pela qualidade de vida dos animais envolvidos na produção.

nuggets de frango BRF foods sadia perdigão
Veja como são feitos os famosos nuggets de frango.

Como foram criados os nuggets de frango

O nugget de frango foi inventado por Robert C. Baker em um laboratório da Cornell University, em Nova York, no início dos anos 1960. Baker era um cientista de alimentos que costumava ser chamado de “George Washington do frango”.

Baker criou o nugget de frango depois de descobrir uma maneira de manter a carne moída unida, sem pele, e que não encolhia quando congelada ou expandia quando frita. Baker conseguiu a mistura moendo a carne de frango com vinagre e sal para secá-la. Ele então adicionou leite em pó e grãos para dar liga. Os recém criados nuggets de frango de Baker se tornaram um sucesso instantâneo no interior do estado de Nova York e, em seis semanas, mais de 200 caixas estavam sendo vendidas em lojas locais.

Desde sua chegada ao Brasil, os nuggets de frango se tornaram parte da rica culinária nacional. Os pedaços fritos de frango logo entraram para os favoritos de jovens e adultos, e podem ser encontrados em qualquer mercado e pedidos em qualquer restaurante, frequentemente junto com algumas opções de molhos e acompanhamentos.

Tags mais acessadas