Veja 5 dicas de como cuidar dos seus cachos da melhor forma
Menu & Busca
Veja 5 dicas de como cuidar dos seus cachos da melhor forma

Veja 5 dicas de como cuidar dos seus cachos da melhor forma

Home > Lifestyle > Veja 5 dicas de como cuidar dos seus cachos da melhor forma

Quando falamos sobre cabelos, podemos dizer que os cacheados são os mais difíceis de serem cuidados. Por serem cacheados, eles tendem a ser mais secos, pois a oleosidade que a raiz produz não chega até o comprimento dos fios por conta das ondulações, precisando então, de um cuidado mais especial e uma maneira mais específica de cronograma capilar, que varia de acordo com o tipo de ondulação dos seus cachos.

Os cuidados começam desde a lavagem até a finalização do cabelo, incluindo produtos adequados e variados. Que tal cinco dicas de como cuidar dos cachos?

cachos
Veja como cuidar dos seus cachos da melhor forma. | Foto: Unsplash.

Como cuidar de cabelos cacheados

1. Penteie seu cabelo quando ele estiver molhado

Diferente do cabelo liso, quando seu cabelo é penteado seco, ele pode perder sua ondulação, ficando sem definição e mais armado, deixando ele mais frágil e com mais facilidade para quebra.

Desembarace com os dedos quando estiver com o shampoo e quando passar o condicionador, o escove com escova de cerdas de tamanhos diferentes, isso vai deixá-lo mais definido e com menos frizz.

E, na hora de lavar, lembre-se de lavá-lo sempre com água morna ou fria, a água quente pode danificar seu couro cabeludo.

2. Hidrate com frequência

Os cabelos cacheados são conhecidos por serem mais ressecados e com frizz, ache a máscara de hidratação que seu cabelo mais aceita e use-a com frequência.

Não tenha medo de provar várias marcas no seu cabelo, dê chance as menos conhecidas, elas costumam ter um resultado muito bom e têm um valor que cabe no bolso. E, além da hidratação, faça seu cronograma capilar adicionando a nutrição e reconstrução.

3. Use e abuse de óleos e receitas caseiras

Assim como eu disse anteriormente, nossos cabelos cacheados costumam ser mais ressecados do que o liso. Por isso, misturar sua máscara de hidratação com algum óleo que se enquadra no objetivo da hidratação, pode melhorar seu resultado.

Por exemplo: óleo de coco, azeite de oliva (sim, azeite de cozinha deixa ele mais macio), óleo de rícino, até mesmo o vinagre (lembrando-se de não usar muito, pois ele serve só para deixar seu cabelo mais brilhoso), entre outros óleos e receitinhas caseiras.

Só tenham certeza de que aquele produto que vocês irão usar serve para seu cabelo e não vai danificá-lo de nenhuma maneira.

4. Finalizador

Existem muitas maneiras de finalizar seu cabelo, a mais comum é a do uso de finalizador (ativador de cachos) e, em seguida, um difusor.

O ativador de cachos segue o mesmo esquema de um creme de hidratação, assim como ele, podemos misturar com algum óleo e podemos testar várias marcas até acharmos o que mais funcionou nos nossos cachos.

Usar um finalizador vai cuidar melhor do seu cabelo, protegendo-o do sol ou de outras coisas que possam danificá-lo, além de ajudar na definição.

5. Difusor

O difusor é um aliado para quem gosta de definição e facilidade. Podemos comprar só a peça do difusor e encaixar no seu secador atual ou comprar um secador que venha com difusor. Caso não tenha um difusor, pode usar sua mão também, passando o secador enquanto amassa seu cabelo, ajuda a deixá-lo mais definido.

Para aquelas que não têm secador, podemos usar uma toalha de microfibra (ou toalha comum, caso não tenha), amassando seu cabelo com a toalha. Isso é muito útil para aquelas que não querem usar seu secador por conta do ar quente poder danificar seus fios (por isso, é importante usar algum finalizador).

Seu cabelo pode ser só ondulado ou totalmente cacheado, pode ser armado ou bem baixinho, o que importa é que seus cachos estejam de acordo com o que você quer. E essas foram apenas algumas dicas de como deixá-los hidratados e saudáveis, existem muitas maneiras diferentes de cuidar dele, mas, com o passar do tempo, você se identifica com uma maneira que for mais fácil ou adequada para você e seus fios.

__________________________________
Por Gabriela Cristina – Fala! FMU

Tags mais acessadas