Sabemos que não é fácil conquistar a primeira oportunidade, mas a gente quer te ajudar a conseguir uma vaga de estágio.
A primeira dica que podemos te dar é: antes de você começar a distribuir o seu currículo por aí, recomendamos que leia o nosso tutorial de boas práticas até o fim para conferir se você está indo no caminho certo para conseguir sua nova chance.
Conheça você mesmo
Para escrever seu currículo da forma mais assertiva possível e começar a se aplicar às vagas, você deve primeiro conhecer a si mesmo. Responda: quais são suas habilidades? Quais são os skills que você precisa desenvolver? Qual área você quer trabalhar? Quais empresas você admira?
Essas perguntas ajudam você a investir melhor no seu tempo e, consequentemente, no do recrutador também. Assim, você evita enviar currículos para vagas que não estejam no seu perfil. Conhecer você mesmo também te ajuda a responder os possíveis questionamentos do recrutador na hora da entrevista.
Perguntas comuns na entrevista
Falando em questionamentos, agora vamos às perguntas mais comuns nas entrevistas:
- Por que você quer trabalhar na empresa?
- Onde você se daqui a cinco anos?
- O que você pode nos oferecer?
- Quais são as suas ambições?
- Quais são os seus pontos fortes e fracos?
Essas perguntas são verdadeiros clássicos para os recrutadores e acredite, são utilizados até hoje. Caso você queira saber mais perguntas para estudar e treinar mais, saiba como responder as 31 perguntas mais comuns em entrevistas.
Para currículo online, utilize palavras-chave
Para o seu currículo ganhar relevância, utilize palavras-chave que possam ajudar os recrutadores te encontrarem. Pesquise os termos mais utilizados em seu campo de atuação. É sempre uma boa verificar a lista de competências e habilidades mais utilizadas nos anúncios de vagas. Por exemplo, se você está procurando um estágio na área de marketing, você pode utilizar termos como: “comunicativo”, “visão estratégica” e “pró-ativo”. As palavras-chave potencializam o seu currículo e ressaltam suas habilidades.
Português fluente
Sim, ainda é necessário falarmos sobre isso. Antes de enviar o seu currículo, carta de apresentação, portfólio ou qualquer outro material que seja, é sempre pertinente verificar a ortografia. Muitos recrutadores já dispensam logo de cara candidatos que cometem erros ortográficos – e é muito triste você não conseguir uma vaga de estágio por isso, não é mesmo?
Máximo de 2 páginas
Aquela máxima “1 é pouco, 2 é bom e 3 é demais” vale muito por aqui! Duas páginas formam o número ideal para você desenvolver o seu currículo. Talvez seja necessário você fazer uma auto-análise e verificar o que realmente é válido manter. Seja sucinto e apropriado.
Carta de apresentação
Você sabia que candidatos que possuem carta de apresentação têm mais chances de conseguir a vaga? A carta é uma ótima maneira de você expressar seu interesse pela empresa e também pelo cargo ofertado.
Formatação criativa demais
É sempre importante você analisar o outro lado. Como é a empresa que você está se candidatando? Ela é um ambiente formal ou informal? As respostas dessas perguntas te ajudam a ter um norte e se orientar melhor sobre qual tipo de currículo você deve enviar. Na dúvida, mande o currículo mais clássico e capriche nas suas informações!
Não tem experiência?
Nessa hora, tudo conta: trabalho voluntário, freelas e até trabalhos acadêmicos. Comece colocando essas experiências. Caso não tenha nenhuma das que citamos, realmente é melhor você começar a se mexer. Procure professores, engaje-se em alguma causa, faça cursos (mesmo que seja online!). O importante é mostrar suas habilidades e não ter medo de começar!
Onde procurar uma vaga de estágio?
Para começar: amplie sua rede de contatos! Isso inclui um pouco sobre a dica anterior, mas reiteramos que você deve participar de atividades e eventos relacionados à área que você quer atuar. Seja um curso, palestra, workshop, tanto faz, o importante é investir no seu conhecimento e, de quebra, o aumento da sua rede de contatos.
A segunda dica é: na sua universidade, fique atento à feiras de Carreiras e Recrutamento, pois nessas oportunidades, você poderá conhecer muitas pessoas e fazer networking com ótimos contatos.
Você também pode conseguir sua vaga de estágio no trampos. Confira todas as oportunidades aqui.
Mantenha o currículo atualizado!
E por último, mas não menos importante, é manter todos os seus materiais atualizados. Essa dica pode parecer óbvia, mas muita gente ainda deixa o currículo com informações defasadas. Muito cuidado com isso, pois você pode perder uma boa oportunidade por esse simples erro.
Esperamos que todas essas dicas te ajudem a você conseguir a sua vaga de estágio!
Boa sorte e bons trampos!