Menu & Busca
Será que o jejum realmente faz mal?

Será que o jejum realmente faz mal?


De acordo com a Revista da Associação Médica Brasileira, o jejum intermitente é uma modalidade de intervenção nutricional no metabolismo e na sua modulação. Testes com animais têm mostrado valores menores de glicemia e insulinemia,  redução no volume de gordura visceral e aumento nos valores de adiponectina plasmática, além de uma maior resistência ao estresse

Observaram-se resultados positivos também na saúde humana. Indivíduos com obesidade, síndrome metabólica, diabetes mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares podem, por meio da alimentação, reduzirem os problemas ou até cessá-los. Os resultados indicaram melhorias no perfil lipídico, redução de respostas inflamatórias e alterações na expressão de genes maléficos. 

Particularmente em indivíduos obesos se observou uma melhor adesão ao jejum intermitente em relação às intervenções tradicionais como restrição calórica, além da redução no estresse oxidativo. Mas, isso não quer dizer que ele é indicado somente para este tipo de pessoa. Qualquer um pode aderir, desde que tenha uma indicação nutricional adequada. Muitos iniciam fazendo jejuns de apenas 12 horas, aumentam para 14 horas, 16 horas e até 18 horas, às vezes mais. É importante que a individualidade de cada um seja respeitada quando o assunto é saúde

Além do tempo sem comer, é crucial ressaltar quais devem ser os alimentos ingeridos durante o período fora do jejum, pois não será benéfico jejuar e na outra janela de tempo do dia se alimentar com muitos industrializados, açúcar, e componentes vazios em nutrientes. Uma boa alternativa para o período de jejum e fora do jejum é o uso de chás, um deles é o Chá 17 Ervas, muito prático por já conter vários ingredientes naturais na mesma composição.

Ele tem uma forma de preparo muito rápida: basta colocar 2 colheres das ervas em um litro de água, deixar ferver e depois coar, ou utilizar um infusor. Nos dias mais quentes, tomar gelado é uma boa opção. Além da água, chás são excelentes para hidratação, eliminação da retenção de líquidos que causam o inchaço e contribuição de funções vitais do nosso organismo. Não perca mais tempo e experimente esta saudável novidade de bebida, que você pode tomar em casa, no trabalho, na faculdade ou até mesmo na rua!    

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas