Rio de Janeiro registra a primeira morte por Sarampo em 2020
Menu & Busca
Rio de Janeiro registra a primeira morte por Sarampo em 2020

Rio de Janeiro registra a primeira morte por Sarampo em 2020

Home > Lifestyle > Saúde > Rio de Janeiro registra a primeira morte por Sarampo em 2020

Primeira morte por sarampo é registrada no estado do Rio de Janeiro, de acordo com Secretaria de Estado de Saúde ontem (13).

Assim, a vítima foi Davi Gabriel, um bebê de 8 meses que faleceu em janeiro deste ano. Segundo informações do site G1, ele contraiu essa patologia antes dos 6 meses de vida e vivia no abrigo Santa Bárbara, em Vila de Cava, Nova Iguaçu.

No entanto, a doença havia sido erradicada no país. E sobre isso, o médico oncologista Drauzio Varella questionou a volta da doença no programa Roda Viva nesta segunda-feira (10).

Tínhamos acabado com o sarampo que está voltando agora (…). Tem cabimento estar voltando o sarampo? Não tem. Se tivesse todo mundo vacinado, não estaria morrendo criança de sarampo

Drauzio Varella sobre a volta do sarampo no programa Roda Viva

Sendo assim, o Ministério da Saúde lançou a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo nesta semana. Ademais, a Secretaria da Saúde (SMS) de São Paulo começou a disponibilizar, na segunda-feira (10), essa primeira fase para o público jovem, entre 5 e 19 anos de idade. Logo, a campanha ocorrerá até o dia 13 de março.

Contudo, no dia 15 de fevereiro, ocorrerá o Dia D de vacinação, o qual contará com uma mobilização para alertar os pais e responsáveis sobre o risco da não vacinação dos filhos.

Acesse o link abaixo para conferir quais são os postos volantes na cidade de São Paulo:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/lista_Dia_D_15_02_2020.pdf

Sarampo

A doença pode deixar graves sequelas e pode levar o indivíduo ao óbito. Diante disso, os sintomas são mal-estar geral, febre, tosse, manchas vermelhas pelo rosto e corpo,conjuntivite e coriza.

Por outro lado, a prevenção é feita pela vacina tríplice viral.

Casos de sarampo

Em 2019, o Brasil registrou 18,2 mil casos da doença, em 526 municípios. Além disso, houve 15 óbitos – 14 em São Paulo e 1 em Pernambuco.

Neste ano, já foram registrados 189 casos de sarampo no estado do Rio de Janeiro até os primeiros dias de fevereiro.

Diante disso, a recomendação do Ministério da Saúde é de que todas as pessoas até 49 anos compareçam a um posto de vacinação para verificar seu histórico e se já tomaram as doses necessárias da vacina contra o sarampo.

Assim, é necessário comparecer com a caderneta de vacinação para que isso seja conferido. Porém, aos que não apresentarem ou tiverem perdido a caderneta, é aconselhável que compareçam aos postos de saúde também.

Tags mais acessadas