Saiba como cuidar de seus livros durante o clima úmido
Menu & Busca
Saiba como cuidar de seus livros durante o clima úmido

Saiba como cuidar de seus livros durante o clima úmido

Home > Entretenimento > Cultura > Saiba como cuidar de seus livros durante o clima úmido

Os livros físicos estão presentes em nossas vidas e em todos os lugares. Eles guardam consigo histórias, produções acadêmicas, músicas, fotografias, ou até aquela receita de vovó que marcou a nossa infância. Entretanto, esses objetos tão comuns requerem muitos cuidados, ainda mais quando se trata de climas úmidos.

O livro absorve uma grande quantidade de umidade presente no ar, por se tratar de um material higroscópico (que proporciona a absorção de água e umidade), a proliferação de micro-organismos fica mais facilitada em tempos úmidos. 

livros
Saiba como cuidar de seus livros durante o clima úmido. | Foto: Reprodução.

Como evitar a umidade dos livros

É preciso salientar que muitos objetos que você têm dentro de casa podem ser causadores da umidade nos livros: madeira, cômodos ou lugares da casa que não pegam sol e a falta de ventilação de um local. Deixe seus livros em um local arejado, onde há ventilação e de preferência onde pegue sol. Isto já é meio caminho andado. 

Limpeza dos livros

A limpeza nos exemplares são fundamentais, evitando o acúmulo de pó e a danificação do livro. Sempre limpe seus livros com um pano seco e macio e com muito cuidado e, quando se trata de obras raras e importantes para você, o cuidado é redobrado. Limpe a capa, as páginas e contracapa.

É recomendada a sua limpeza a cada um semestre, ou a cada um ano, dependendo muito do local onde os livros estão armazenados. A estante pode ser limpa com pano úmido à base de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio, porém é preciso deixar a estante extremamente seca para recolocar os livros. Depois de limpos, os livros precisam estar em um lugar seco e bem fechado.

Sol direto, jamais

Deixar livros pegando luz do sol faz mal ao acervo. É importante destacar isso, porque o livro, na luz direta do Sol, pode desbotar e danificar, dependendo ainda mais da capa da tua obra.

Se os exemplares estiverem úmidos, trate eles com papéis que absorvam a umidade. Sempre bom deixá-los tomando um “ar puro”, mas sem pegar a luz direta do Sol. 

Não coloque-os diretamente na parede

Parece meio bobo, mas colocar o livro diretamente encostado na parede pode prejudicar o exemplar. Isso porque a parede acumula umidade e, em contato com o papel, prejudica-o e danifica-o muito. A recomendação é deixar em um local afastado da parede, o tempo de vida útil do livro aumenta com essa atitude.

________________________________
Por Vitória Fagundes – Fala! UFRGS

Tags mais acessadas