Rodada 30 da La Liga: Detalhes e desdobramentos dos jogos
Menu & Busca
Rodada 30 da La Liga: Detalhes e desdobramentos dos jogos

Rodada 30 da La Liga: Detalhes e desdobramentos dos jogos

Home > Notícias > Esporte > Rodada 30 da La Liga: Detalhes e desdobramentos dos jogos

O último domingo, dia 21 de junho, marcou o fim de uma das mais importantes rodadas do Campeonato Espanhol, a 30ª, a qual decretou a alternância da liderança, que saiu de Barcelona e foi à capital do país, Madrid.

Os jogos foram abertos na sexta-feira, na Anduluzia, onde o Granada perdeu em casa para o Villarreal por 1 a 0, o empate espetacular entre Mallorca e Leganés pelo placar de 1 a 1, com dois gols incríveis de falta; mas os olhares estavam todos direcionados ao Ramón Sanchés Pizjuán, estádio do Sevilla, terceiro colocado que receberia o líder Barcelona. 

Era de se esperar um jogo extremamente complicado, e a expectativa se confirmou: Vaclík e Ter Stegen, goleiros das equipes, trabalharam bastante durante o confronto, que terminou igualado pelo placar de 0x0. O que se viu foi uma partida tensa, aberta, com várias chances de gols desperdiçadas; até o craque da equipe da Catalunha, Lionel Messi, se descontrolou e brigou com o zagueiro brasileiro Diego Carlos.

Com esse resultado, o Barcelona teria que secar o Real Madrid, o qual estava três pontos a menos que o líder, na possibilidade de vencer a Real Sociedad, empatar no número de pontos e superar o Barça, pois os merengues levariam vantagem no primeiro critério de desempate, o confronto direto. 

Messi na La Liga
Messi se exalta e segura o pescoço de Diego Carlos. | Foto: The Sun.

A ansiedade por mudanças no topo da tabela foi guardada ao último jogo da rodada, visto que o confronto no País Basco entre Real Sociedad e Real Madrid foi agendado apenas no domingo, fechando a 30ª rodada.

O sábado contou com quatro jogos: a vitória do Levante diante do lanterna Espanyol, o Athletic Bilbao vencendo em casa o Betis por 1 a 0, o tropeço do Getafe diante do Eibar por 1 a 1, além do retorno dos “colchoneros”, Atlético de Madrid, ao seu estádio Wanda Metropolitano para receber o Valladolid, brilhando a estrela do treinador Diego Simeone, que colocou o meio-campista Vitolo, abrindo o placar e conferindo a vitória já no apagar das luzes. 

30ª rodada
Vitolo comemora o gol junto aos companheiros no Wanda Metropolitano, onde foi feita bela homenagem aos membros do clube falecidos por Covid-19. | Foto: La Liga.

O domingo chegou e os jogos não deixaram a desejar: o Celta de Vigo fez uma goleada emblemática diante do Deportivo Alavés, 6 a 0, logo no primeiro horário de jogos; logo em seguida, o Valencia venceu o Osasuna, equipe de Navarra, por 2 a 0, no Mestalla, com destaque ao golaço marcado pelo português Gonçalo Guedes, por muitos atribuído como um “Puskas”, além do poderoso Real Madrid, que, encerrando a rodada, se consagrou líder da La Liga. 

30 rodada La Liga
Guedes, recuperado de lesão, fez um gol espetacular, driblando vários jogadores para o Valencia. | Foto: Lusa/ Biel Bino.

A partida entre Real Sociedad e Real Madrid, na cidade litorânea de San Sebastián foi digna de muitas polêmicas envolvendo a arbitragem; o primeiro tempo foi de um jogo difícil, pouco aberto, onde o Real, com dificuldades, criou as melhores chances. Na segunda metade do jogo, o brasileiro titular Vinicius Junior, sofreu um pênalti controverso na área, confirmado pelo VAR e convertido pelo espanhol e capitão do Real, Sergio Ramos.

Logo em seguida, a Real Sociedad conseguiu um empate, no entanto, o VAR anulou o gol, alegando um suposto impedimento, mesmo sem a participação do jogador do País Basco; no fim do jogo, Benzema anotou o segundo dos merengues e Merino descontou para a Sociedad, 2 a 1 que colocou o Real Madrid na liderança da La Liga. 

jogos La Liga
Ironia na capa do jornal catalão SPORT, ao dizer que o Real é o “líder do VAR”. | Reprodução: SPORT.

Desdobramentos: 

O Real chegou à liderança do torneio com 65 pontos, mesma pontuação do Barcelona, sobressaindo-se nos critérios de desempate; ambos são seguidos à distância pelo novo terceiro colocado, Atlético de Madrid, que ganhou 3 posições na retomada pós-pandemia, estando também empatado junto ao Sevilla, com 52 pontos, à frente pelos tais fatores citados. Os quatro clubes, nesse momento, estão se qualificando à Liga dos Campeões.  

Sevilla e Atlético são seguidos de perto por vários clubes disputando as Ligas Europeias, dentre eles, Getafe (5º) e Villarreal (6º) os que estão na Liga Europa, ameaçados pela Real Sociedad, Athletic Bilbao, Valencia e Granada. Já a zona de rebaixamento, conta com Mallorca (18º), Leganés (19º) e Espanyol (20º), os três com boas possibilidades de alcançar o Celta e Eibar, equipes que fogem do perigo iminente. 

A próxima rodada será aberta nessa segunda-feira, 26, com Leganés vs Granada e Villarreal vs Sevilla; na terça, o Valladolid receberá o Getafe, o Atlético de Madrid viajará à Valencia para enfrentar o Levante, além do vice-líder Barcelona, no Camp Nou, jogar junto ao Athletic Bilbao. Quarta-feira, a Real Sociedad receberá o Celta de Vigo, o Alavés jogo contra o Osasuna e o líder Real Madrid recebe o Mallorca no Estádio Di Stéfano; a rodada número 31 será encerrada na quinta, com Eibar vs Valência e Betis vs Espanyol. 

Um episódio após o jogo entre Sevilla e Barcelona despertou muita repercussão e barulho na Espanha: o marido de Shakira, o zagueiro catalão Piqué, concedeu uma entrevista à imprensa espanhola, sugerindo de maneira irônica uma impossibilidade do Barça em superar o Real, caso o Madrid vencesse no domingo, o que se confirmou, indicando um certo favorecimento da arbitragem aos merengues. O defensor do Barcelona ganhou muito apoio após a polêmica arbitragem na vitória do rival, contudo, poderá ser punido pelo Tribunal Esportivo da La Liga. 

Gerard Piqué
Fala de Gerard Piqué não pegou bem aos merengues. | Foto: Reprodução.

__________________________
Por Luiz Henrique Marcolino Cisterna – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas