Quer perder peso? Cuidado com o açúcar mascavo
Menu & Busca
Quer perder peso? Cuidado com o açúcar mascavo

Quer perder peso? Cuidado com o açúcar mascavo

Home > Lifestyle > Saúde > Quer perder peso? Cuidado com o açúcar mascavo

Muitas pessoas que desejam diminuir o consumo de açúcar seja por estética, seja por saúde, acabam optando pela versão do mascavo. Mesmo sendo mais puro, ou seja, menos refinado, ele continua muito calórico e seus efeitos no organismo são muito similares.

Cuidado com o açúcar mascavo
Cuidado com o açúcar mascavo.

Em relação ao açúcar branco e ao açúcar demerara, difere-se por não ter aditivos químicos em sua composição, por isso a cor marrom e não branca. Em 100 gramas existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Além das calorias, alguns nutrientes fazem parte de sua tabela nutricional.

Na mesma quantidade de açúcar refinado há no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes. Quanto mais escuro for o açúcar, mais próximo do seu estado natural ele está. 

Como está o consumo de açúcar no Brasil?

De acordo com dados de uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, mais de 70% dos brasileiros têm o hábito de consumir açúcar. Desse total, 85% optam pelo açúcar refinado, apenas 3% das pessoas utilizam o açúcar mascavo, 1% o demerara e 0,5% a versão light. Com o nome “Consumo equilibrado: uma nova percepção sobre o açúcar”, ela ouviu cerca de 1.200 pessoas entre 18 e 85 anos.

multicolored candy worms
Balas com alto teor de açúcar

Com esses números, conclui-se que a ingestão é bem alta. Uma parte de 88% dos entrevistados utilizam o açúcar para adoçar chá ou café, 62% na preparação de sobremesas e bolos e só 42% no leite. Na coleta de dados não foram acrescentados os outros tipos como o de coco, nem outros adoçantes, sejam eles naturais ou não.

Por: Izadora Del Bianco (@izadbr)

Tags mais acessadas