A Prefeitura de Pauini, município do Amazonas localizado à 923 quilômetros de Manaus, decretou na última sexta-feira, dia 25, estado de alerta pelo período de 30 dias, em decorrência da cheia do Rio Purus, que banha a cidade. Quem assinou o decreto foi o prefeito em exercício do município, Paulo Souza dos Santos, publicado nesta segunda-feira (28), no Diário Oficial dos Municípios (DOM).
O Portal Norte de Notícias, um dos veículos de comunicação do Amazonas, propagou que de acordo com dados do Boletim nº 12/2022 do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), divulgado na sexta, 25, o nível do Rio Purus subiu rapidamente na última semana, apresentando cotas acima do esperado para o atual período do ano. Entre 22 de fevereiro e 23 de março a Bacia do Purus apresentou volume de 270 milímetros de chuva.
O impacto da enchente em Pauini
Segundo o Coordenador da Defesa Civil do município, Antônio Rones Dutra de Souza, sábado, 26, o rio mediu 23,60 metros e no domingo subiu 6 centímetros, chegando a 23,66 metros. No dia 28 de março, registrou 23,70 metros, o que é preocupante. De acordo com Rones, está sendo efetuado um levantamento em campo com objetivo principal de minimizar grandes prejuízos a famílias do município. “A cheia já atinge entre 150 a 200 famílias na zona urbana”, declarou.
A Defesa Civil segue apurando os agravos, haja visto o aumento do nível do rio. O órgão, de forma antecipada, assegurou que algumas lavouras sofreram destruição.
Vale ressaltar que a cota de transbordamento é 23,50 metros, segundo a Defesa Civil do Amazonas.
______________________________
Por José Romário Ery Vieira – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul