quarta-feira, 17 abril, 24
HomeColunasO Advogado que Faz Sucesso Falando de Livros no Instagram

O Advogado que Faz Sucesso Falando de Livros no Instagram

Por Gabriel Ferreira – Fala!MACK

Livros e redes sociais estão mais juntos do que muitos de vocês imaginam. Se em 2013, quando estourou os booktubers, isso já era uma realidade, o fortalecimento do Instagram lançou um novo nicho: os perfis de instagram literário.

Para o Pedro, 25 anos, o sucesso foi enorme com o @book.ster (Em inglês, o sufixo “ster” traz a ideia de pertencer a algum grupo), que possui mais de 57 mil seguidores.  E tudo isso mesmo ele considerando ser leigo na área de literatura e afirmando não ter estudado letras e nem tem a pretensão de fazer críticas literárias.

“Até cerca de 3 anos atrás, eu era um leitor “desinformado”. Sempre gostei de ler, mas nunca sabia qual livro escolher, me sentia perdido. Pegava a lista de best-sellers e escolhia os que estavam no topo da lista, achando que estava escolhendo os “melhores”, afirma o advogado. “Quando comecei a seguir perfis literários no instagram, me senti mais próximo da literatura e passei a entender um pouco mais. Aprendi que existem muitas opções excelentes de leituras além dos que estão na lista de mais vendidos, e que os clássicos não são livros antigos ou difíceis, como estava acostumado a achar”. 

 

        Entrevistamos o Pedro, para conhecer melhor o seu trabalho no Book.ster:

*O perfil cresceu bastante nos últimos meses e possui mais de 57 mil seguidores (um número muito expressivo para um instagram literário). Como você concilia com a sua carreira de advogado? 

A minha rotina é bastante corrida e eu gosto de mostrar isso para os meus seguidores. Isso porque ter o hábito da leitura não significa que eu preciso de muito tempo. Na verdade, leio cerca de 30 a 60 minutos antes de dormir. No resto, consigo conciliar com trabalho. A leitura é uma parte do meu dia a dia!

*Com esse número de seguidores, você já foi abordado na rua ou no trabalho por causa do book.ster? 

Já fui! E uma das partes mais legais do perfil foi é a interação com os seguidores. Quando isso acontece pessoalmente, a interação é ainda mais real. Também é muito legal perceber como as pessoas ao meu redor passaram a ler mais pelo fato de a literatura passar a ser um assunto do dia a dia. 

*Primeiramente surgiu os blogs e canais de youtube literário e de um tempo pra cá apareceu perfis de instagram sobre livros. Você acompanha algum? 

Acompanho sim! Esses perfis foram justamente uma das maiores inspirações para a criação do Book.ster. Aprendi muito com eles e quis dividir isso com meus seguidores.  

Pedro acompanha no instagram: @objetolivro, @isavichi, @blogliteraturese e @bloglivrada

*Alguns booktubers abandonaram seus trabalhos tradicionais e se dedicam integralmente nos projetos na internet. Você pensa nessa hipótese futuramente? 

Acho bem improvável! Como disse, a leitura é um hobby e, por meio do Book.ster, quero mostrar que a leitura pode fazer parte do dia a dia de alguém que não trabalha no ramo e que tem uma rotina atribulada como a minha. 

*Como você recebe as críticas  e divergências entre o público em relação a sua opinião sobre determinadas obras? 

A leitura de um livro é uma experiência única e que será diferente para cada leitor. Por isso, a divergência de opiniões é algo totalmente esperado. Seria estranho se todos concordassem comigo. Gosto muito de ver a opinião dos outros leitores! O que não pode é querer criticar a opinião do outro… 

 

*Você já pensou em fazer vídeo resenha para o Youtube ou IGTV?

Já pensei bastante e recebo cada vez mais mensagens pedindo vídeos… Quem sabe um pouco mais para frente! O difícil é conseguir conciliar a manutenção de um canal com minha rotina corrida.

*Ao o que você indica o sucesso do seu perfil, mesmo não falando de livros populares/ best-sellers? 

Acho que é justamente por mostrar que qualquer um pode ler clássicos e livros que fogem dos best-sellers / comerciais, sem precisar ter um conhecimento técnico profundo sobre o tema. Além disso, tento sempre dar a minha opinião da forma mais natural e verdadeira possível, sem fazer análises técnicas das obras

*Recentemente você lançou o site do book.ster, pretende publicar conteúdo exclusivo? 

O site foi criado como mais uma plataforma para disponibilização do conteúdo que posto no instagram do @Book.ster. Além disso, como várias pessoas não estão no instagram e também desejam ter acesso ao conteúdo, achei que o site poderia atingir um número maior de leitores ou futuros leitores. Sobre conteúdo exclusivo, a ideia é poder me aprofundar um pouco mais nas resenhas, trazendo trechos que mais gostei do livro, mas sem deixar de fazer as postagens no instagram.

https://www.instagram.com/p/Bl_5zSDnKrG/?utm_source=ig_web_copy_link

E para finalizar pedimos para o Pedro recomendar alguns livros resenhados no Book.ster – e ele ainda revelou, que prefere ler os livros originais, mas também valoriza uma tradução bem feita.

– Homens imprudentemente poéticos (Biblioteca Azul), Valter Hugo Mãe;

– O amor nos tempos do cólera ( Galera Record), Gabriel Garcia Marquez;

– Pais e filhos( Cosac e Naify), Ivan Turguêniev;

– Tirza( Rádio Londres), Arnon Grunberg;

– Vida e destino( Alfaguara), Vassili Grossman. 

https://www.instagram.com/p/BkROP8KFvFi/?utm_source=ig_web_copy_link

 

ARTIGOS RECOMENDADOS