Opinião: Quem é Fábio Faria e o que ele representa no governo Bolsonaro
Menu & Busca
Opinião: Quem é Fábio Faria e o que ele representa no governo Bolsonaro

Opinião: Quem é Fábio Faria e o que ele representa no governo Bolsonaro

Home > Notícias > Política > Opinião: Quem é Fábio Faria e o que ele representa no governo Bolsonaro

Na noite do último dia 10, o presidente Jair Bolsonaro comunicou a sociedade de que recriou o Ministério das Comunicações, desmembrando o ministério de Marcos Pontes e realocando a Secretaria de Comunicação do Governo Federal do Ministério da Secretaria de Governo para o novo Ministério. Bolsonaro também anunciou o nome do ministro que ocupará tal pasta. O nome informado: Fábio Faria (PSD-RN).

quem é Fábio Faria
O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN). | Foto: Reprodução.

Quem é Fábio Faria

O administrador de empresas Fábio Salustino Mesquita de Faria tem 42 anos e está na política desde 2007. Ingressou como deputado federal pelo Rio Grande do Norte e se mantém no cargo até hoje. Eleito aos 29 anos, em 2006, Faria se destacaria por defender no Congresso, pautas relacionadas ao esporte e turismo. Além destes temas, comissões e projetos de lei sobre Ampliação da Lei Maria da Penha para casos de Violência no Minha Casa Minha Vida, combate ao crack e limites de faixa etária para crianças na Internet também foram assinados por Faria.

Em 2017, com a crise penitenciária nacional, o deputado aumentou suas atenções para a pauta da segurança.

Foi filiado ao PMN de 2005 até 2011, quando deixou a sigla para migrar para o Partido Social Democrático, o PSD.

Em 2013, foi eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados por dois anos.

Sua vida política ainda lhe rendeu uma polêmica: Fábio Faria venceu as eleições de 2010 através de caixa 2, segundo acusação feita pela empreiteira Odebrecht, que teria financiado a campanha de Faria. O inquérito que investiga a irregularidade foi aberta pelo ministro do STF, Luís Edson Fachin.

Fábio Faria e Sabrina Sato
Fábio Faria e Sabrina Sato. | Foto: Reprodução.

Na vida pessoal, Fábio Faria é filho do ex-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. Já teve relações com a atriz Priscila Fantin e com a modelo e apresentadora Sabrina Sato. Hoje é casado com Patrícia Abravanel, filha do apresentador e empresário Sílvio Santos, dono do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT. O casal tem três filhos: Pedro, Jane e Senor.

Fábio Faria é casado com Patrícia Abravanel
Fábio Faria é casado com Patrícia Abravanel, filha de Sílvio Santos. | Foto: Reprodução.

Fábio Faria é o principal interlocutor entre Bolsonaro e Sílvio, sendo peça fundamental para que os dois se aproximassem. Mas Fábio Faria não tem experiência na área das comunicações, mas sim, no setor administrativo, mas a escolha se dá devido ele ser genro e por ter forte ligação com o maior apresentador de televisão do país.

O Ministério das Comunicações
O Ministério das Comunicações interessa diretamente às principais emissoras de TV, incluindo o SBT, do sogro de Faria. | Foto: Reprodução.

O Ministério das Comunicações foi extinto em 2016 pelo então presidente Michel Temer, que o vinculou para a pasta da Ciência, Tecnologia e Inovações, hoje, comandada pelo ex-astronauta Marcos Pontes.

A pasta será responsável por questões, como: propaganda oficial do Governo, liberação de concessões de empresas no ramo das telecomunicações e repasse da Verba oficial do Governo, tão cobiçada e necessária para o desenvolvimento das principais redes de televisão do Brasil, onde uma delas, é a do sogro.

______________________________
Por Álvaro José – Fala! UFPE

Tags mais acessadas