Opinião: Gabigol pode se tornar o maior artilheiro do brasileirão?
Menu & Busca
Opinião: Gabigol pode se tornar o maior artilheiro do brasileirão?

Opinião: Gabigol pode se tornar o maior artilheiro do brasileirão?

Home > Notícias > Esporte > Opinião: Gabigol pode se tornar o maior artilheiro do brasileirão?

O cargo de maior artilheiro do Campeonato Brasileiro (1971-2019) pertence a Roberto Dinamite. Com 190 gols, o atacante fez 348 jogos, distribuídos em 21 temporadas, e apenas uma delas não foi disputada com a camisa do Vasco e chamou atenção pela grande quantidade de hat tricks ao longo de sua carreira. Em 11 oportunidades, Dinamite marcou 3 ou mais gols na mesma partida, feito que o auxiliou a chegar em uma marca tão expressiva.

Dentre os 50 jogadores com mais gols na história da Brasileirão, o mais novo da lista é Gabriel Barbosa, com 23 anos, e, assim como a lenda cruzmaltina, foi artilheiro de 2 edições. O atacante fez 67 gols e participou de 5 temporadas do campeonato, disputando 147 partidas vestindo a camisa de Santos e Flamengo. Enquanto isso, Dinamite só atingiu os mesmoS 147 jogos que Gabigol em sua 8ª edição do principal campeonato do país, com 24 anos de idade. A essa altura, o ex-atacante teve um aproveitamento melhor: 82 gols, quinze a mais que Gabriel.

Roberto Dinamite
Roberto Dinamite celebrando gol, pelo Vasco, contra o Fluminense. | Foto: Reprodução.

Entre os jogadores que ainda estão em atividade, Fred é o mais próximo de Dinamite, com 147 gols, assim, faltam “apenas” 43 gols para atingir a marca histórica. Contudo, o atacante já possui 36 anos e, mesmo sendo artilheiro em 3 edições do Brasileirão, parece improvável que Fred vá atingir esse número de gols. Atualmente vinculado ao Cruzeiro, o atacante tem como provável destino o Fluminense, que tem demonstrado interesse em repatriar o ídolo nos últimos anos de carreira. (13 temps)

Publicidade

Já Diego Souza, segundo jogador ainda em atividade da lista, possui 107 gols e, diferente dos outros artilheiros, jogou a maior parte da carreira atuando como meia. Diego passou por vários clubes brasileiros e foi artilheiro do Brasileirão em uma oportunidade, vestindo a camisa do Sport. Com 34 anos, atualmente está no Grêmio e com um contrato até o fim de 2020 e, mesmo passando a atuar como “9”, parece mais improvável ainda que alcance Dinamite.

neymar e fred
Da esquerda pra direita: Fred, Neymar, Diego Souza e Dedé, em ação pelo Superclássico das Américas, em 2011. | Foto: Reprodução.

Trajetória de Gabigol

Gabigol teve uma passagem frustrada pela Europa, passando pela Inter de Milão, da Itália, e pelo Benfica, de Portugal, antes de retornar ao Brasil. Após decepcionar no Velho Continente, o atacante veio por empréstimo ao Santos, em 2018, com a expectativa de reviver as boas atuações dos tempos de Vila Belmiro, o que aconteceu. Artilheiro da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro pelo alvinegro praiano, Gabriel despertou o interesse do Flamengo, que conseguiu firmar um empréstimo do atleta junto a Inter.

E, após um 2019 fenomenal, Gabigol, que terminou a temporada como artilheiro da Libertadores e do Brasileirão, ainda foi eleito o Rei da América. Assim, em 2020, o rubro negro carioca superou o interesse de clubes europeus e firmou a compra, em definitivo, de Gabriel.

Publicidade

Em fevereiro desse ano, o atacante disse, em entrevista coletiva, que não precisa jogar na Europa para se sentir realizado e que pretende passar muito tempo ainda no Brasil. Dessa forma, Gabigol aparece, atualmente, como o principal candidato a se tornar o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro.

Gabigol
Gabriel Barbosa, o Gabigol, com sua típica comemoração, comemorando gol pelo Flamengo. | Foto: Reprodução.

____________________________________
Por Gabriel Neukranz – Fala! UFPE

Tags mais acessadas