O primeiro filme da história do cinema está disponível em 4K
Menu & Busca
O primeiro filme da história do cinema está disponível em 4K

O primeiro filme da história do cinema está disponível em 4K

Home > Notícias > O primeiro filme da história do cinema está disponível em 4K

Diz a lenda que os primeiros a assisti-lo fugiram, com medo de serem atropelados por um trem. Na realidade, foi apenas a recomposição imagem a imagem do movimento de um trem real, filmado em sua chegada à estação La Ciotat, perto de Marselha, pelo inovador câmera-projetor (cinematógrafo) dos irmãos Lumière.

O primeiro filme da história do cinema está disponível em 4K
O primeiro filme da história do cinema está disponível em 4K

Considerado o primeiro filme da história da cinematografia, a chegada de um trem na estação La Ciotat dura menos de um minuto e nem se beneficia de uma trilha sonora, recurso ainda ausente em 1895. 135 anos depois, o progresso tecnológico tornou possível atravessar quase todos os limites que se opunham à realidade e à ficção. A prova é, por exemplo, com O Irlandês e seu processo de rejuvenescimento digital dos atores. Recentemente, um jovem desenvolvedor russo, Denis Shiryaev, se divertiu fazendo outro tipo de rejuvenescimento no famoso filme dos irmãos Lumière.

Shiryaev usou a tecnologia de aprendizado de máquina de duas redes neurais artificiais para passar o filme lançado pela primeira vez em 1896 a 60 quadros por segundo e em resolução 4K.

A chegada de um trem na estação La Ciotat, 1895:

Para a primeira transformação, ele usou a técnica DAIN, ou “Interpolação de quadro de vídeo com reconhecimento de profundidade”, que permite, graças ao poder da inteligência artificial, recriar imagens inexistentes e inseri-las entre as imagens originais. Portanto, o DAIN gerado automaticamente adicionou 36 imagens por segundo, além das 24 imagens originalmente gravadas. Então, para melhorar a resolução, ele usou o software Gigapixel AI da empresa de edição de imagens Topaz Labs.

A chegada de um trem na estação La Ciotat em 4K / 60 fps:

Este software tem o poder de aumentar a resolução de uma imagem em até 600%. E, por fim, Denis Shiryaev adicionou som ao filme mudo para concluir a atualização. A comparação com o original é bastante impressionante, especialmente na fluidez adquirida na nova versão. Os reflexos do sol sobre o trem em movimento e as joias femininas na plataforma são muito bem reconstruídos e constituem talvez as melhorias mais impressionantes. Denis Shiryaev tem ainda a missão de adicionar cores à sua versão aprimorada.

___________
Por: Redação – Fala! Universidades

Tags mais acessadas