sexta-feira, 29 março, 24
HomeSaúdeO Brasil pode virar o novo epicentro do coronavírus?

O Brasil pode virar o novo epicentro do coronavírus?

O Brasil tinha tudo para não ser o novo epicentro de coronavírus, já que os governadores e prefeitos começaram a decretar quarentena logo que os primeiros casos foram aparecendo, antes dos números se tornarem alarmantes.

Em São Paulo, estado com o maior número de casos e óbitos, João Dória anunciou o isolamento no dia 21 de março, ocasião em que se tinham apenas 15 óbitos no estado.

Mesmo assim, muitos comerciantes e consumidores não aderiram à quarentena e o que se vê até o momento, é um enorme desrespeito às medidas de segurança.

Um exemplo muito emblemático é o do shopping de Blumenau, em Santa Catarina, que, após ser reaberto, culminou em um aumento de 160% de casos na região.

Reabertura do shopping em Blumenau
Aglomeração no momento da reabertura do shopping. | Foto: Reprodução Desconhecido/NSC Total.

Como chegamos a esse ponto?

Nos primeiros dias de isolamento, parecia até que estava havendo um certo exagero. Mas, com o passar do tempo, a situação foi ficando cada vez mais preocupante e, quanto mais o caos ia se estabelecendo, mais as pessoas foram relaxando nas medidas de proteção e distanciamento social. Agora, a imprensa internacional já dá como certo que seremos o próximo epicentro da pandemia.

De acordo com um estudo assinado por 47 pesquisadores do Imperial College de Londres, uma das universidades de maior renome do mundo, o Brasil é o país com a maior taxa de transmissão da Covid-19. Em média, cada infectado transmite para mais três pessoas. Infelizmente, com essa taxa de transmissibilidade, somada ao relaxamento da quarentena, a tendência é que o sistema de saúde por todo o país entre em colapso em breve.

O descaso do presidente

Para piorar as previsões dos próximos dias, o presidente Jair Bolsonaro ignora o avanço da doença e se diz favorável à reabertura dos comércios, à volta do futebol e tudo o mais que tiver direito. Dessa maneira, quando o questionam sobre suas responsabilidades, ele prefere culpabilizar os prefeitos e governadores, se isentando de qualquer resposta à população.

No final de março, o presidente incitou uma carreata em Manaus, que pedia o fim do isolamento social. Agora, a capital do Amazonas vive uma das situações mais pavorosas do país, os hospitais estão superlotados, assim como os cemitérios. Muitos sequer têm chegado aos hospitais, acabam morrendo em casa, sem nenhuma assistência.

Carreata bolsonarista
Carreta realizada por apoiadores de Bolsonaro, em Manaus. | Foto: Reprodução Junio Matos/Acrítica.

O Brasil pode virar o novo epicentro?

Com o cenário atual, o Brasil pode virar facilmente o novo epicentro de coronavírus. Afinal, diariamente o número de mortos tem passado de 400 e essa estatística apenas aumenta. Ainda por cima, segundo o grupo da Universidade de São Paulo (USP), os infectados já teriam ultrapassado a marca de 1,2 milhão, superando os casos confirmados nos Estados Unidos, se considerássemos que há subnotificação.

brasil novo epicentro do coronavírus
Bandeira do Brasil com mulher usando máscara. | Foto: Reprodução Destaque/Desconhecido/Olhar Digital.

__________________________________________
Por Fernanda Oliveira – Fala! Anhembi