O termo NFT tem sido destaque nos últimos meses em todas as redes sociais e sites de notícias. Mas afinal, o que é um NFT? É uma sigla para a expressão em inglês non fungible token, que em português pode ser traduzido como “token não fungível”.
Mas o que isso significa? A seguir, confira tudo sobre o NFT.
O que é NFT
Os tokens funcionam como itens digitais que podem ser transferidos, mas não reproduzidos, o que os tornam itens raros, individuais e específicos.
Na prática, o NFT pode representar virtualmente qualquer coisa, incluindo trabalhos artísticos, músicas, terrenos virtuais, cards digitais, entre outros. Em resumo, eles são como uma assinatura digital que transforma qualquer tipo de mídia digital, como fotos, vídeos, mensagens e arquivos de áudio, em um bem não fungível.
Por conta disso, os NFTs foram criados para ser como uma representação artística, algo que apenas o seu dono possui. Por conta de toda essa exclusividade, um mercado de luxo com movimentações milionárias foi criado, tendo adesões de pessoas como Neymar, Justin Bieber e o comediante Jimmy Fallon.
A mais famosa de todas, que você provavelmente já viu em algum lugar, é a Bored Ape Yatch Club. BAYC, como também é conhecida, é uma das empresas que vendem NFTs exclusivos. Com tamanha popularidade, foi criado um clube apenas para os donos de NFTs, no qual podem participar de grandes festas e eventos presenciais no decorrer do ano, em que o luxo é apenas uma de suas definições.
Com um custo mínimo de entrada de 224 mil dólares, os donos de NFT da Bored Apes já puderam desfrutar de festas exclusivas em iates, contando com shows particulares de artistas famosos.
Lançado em abril de 2021 por apenas 190 dólares, hoje os preços milionários são devidos às altas demandas dos famosos para a compra do mesmo, depois sendo revendidos pelos preços astronômicos.
Não apenas os cards únicos da BAYC, mas diversas empresas comercializam seus NFTs em leilões milionários nas vendas de GIFs, tuítes e imagens na internet.
O importante é saber que esses tokens estão crescendo no mercado digital e ainda vamos escutar muito sobre eles e o metaverso.
_________________________________________
Por Maria Paula Soares Alves – Fala! Universidade de Franca