Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Audiência da NFL cresce 32% na temporada 2018

Audiência da NFL cresce 32% na temporada 2018

O Super Bowl 53 realizado no dia 03 de fevereiro de 2019, garantiu teve a maior audiência da TV paga durante sua exibição. O jogo onde a equipe do New England Patriots garantiu seu sexto título a ESPN obteve 32% mais expectadores em relação ao Super Bowl do ano anterior. Os telespectadores permaneceram assistindo à partida em média 1 hora e 33 minutos, taxa 13% maior em relação ao ano anterior.

NFL cresce em audiência na temporada 2018

O sucesso de transmissão não se restringe ao canal a cabo, na plataforma de streaming da emissora os acessos aumentaram em 61% no dia da decisão da NFL e durante o jogo os assuntos mais comentados nas redes sociais foram o Super Bowl. Essa audiência coloca o Brasil como o terceiro país onde mais se vê a liga de futebol americano, atrás apenas de México e Estado Unidos.

No Brasil as transmissões começaram nos anos 60 pela TV Tupi, mas eram por meio de gravações e o narrador não era um especialista no assunto. Mas desde a década de 90 o esporte difunde-se em terras tupiniquins. O número de praticantes cresce anualmente no Brasil, ano após ano, de maneira profissional e recreativa. A primeira divisão do campeonato nacional, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), conta com 32 equipes divididas por regiões.

No dia 4 de setembro a nova temporada terá início com o jogo entre Green Bay Packers contra Chicago Bears, a rivalidade mais longínqua da liga que completa 100 anos. Os Packers lideram o confronto histórico com 97 vitórias, contra 95 vitórias dos Bears e 6 empates (Confrontos contando temporada regular e playoffs).

Breve resumo da história da Liga NFL

A história da liga começou em 1920 em Ohio onde, num período de dez anos, 46 times tentavam se sustentar sem nenhum apoio financeiro. Na época jogar futebol americano não era considerado profissão. Contudo a primeira grande contratação do esporte foi quando Red Grange, estrela da Universidade de Illinois, assinou um grande contrato com o Chicago Bears.

De 1930 até 1952, apenas 14 equipes disputavam o campeonato nacional de futebol americano que era deixado de lado, pois o maior esporte da época era o Beisebol. Contudo em 1953 a NFL se organizou em 12 times e se expandiu de um pequeno feudo para um crescimento exponencial até a década de 60.

Nesta década surgiu uma liga concorrente chamada AFL, mas era chamada de “A liga dos tolos” pelos donos de times da liga concorrente. Nesta década a televisão foi a maior aliada da NFL e foi quando as coisas realmente decolaram. Mais da metade da população dos Estados Unidos tinha acesso a televisão e programações ao vivo, a AFL se aproveitou disso e fez um grande acordo com a emissora ABC, deixando a rivalidade entre as ligas cada vez mais latente ocorrendo a fusão das ligas no dia 8 de Junho de 1966.

Em janeiro de 1967 ocorreram grandes transmissões históricas como: o primeiro debate presidencial ao vivo e a primeira disputa entre AFL e NFL, por meio do confronto de Green Bay Packers (Campeão da NFL) e Kansas City Chiefs (Campeão da AFL), o placar foi de 35 x 10 para os Packers.

Contudo o primeiro Super Bowl que trouxe grandes proporções em relação ao resultado foi a terceira edição disputada entre o New York Jets (Campeão da AFL) contra o Baltimore Colts (Campeão da NFL), onde o quarterback do time novaiorquino Joa Namath garantiu antes do jogo que ganharia a partida. Dito e feito, os Jets venceram por 16 x 7 a equipe liderada por Jhonny Unitas, quarterback do Baltimore Colts. Curiosidade: um comercial de 30 segundos neste Super Bowl custava o equivalente a $55.000.

Atualmente a NFL se tornou um produto mundial, tendo jogos anuais na Inglaterra e no México. De acordo com a liga dos 50 programas mais assistidos na televisão americana na área de esportes 46 foram jogos de futebol americano. Agora a grande questão é: até onde a liga pode se expandir? Talvez a resposta virá daqui a 100 anos.

ESPN ao vivo

Para assistir ESPN ao vivo, de qualquer lugar, é preciso acessaro Watch ESPN. O serviço tem 7 DIAS DE GRAÇA e garante uma qualidade de vídeo excepcional. Na plataforma, é possível ter acesso a transmissões simultâneas com diversos canais da emissora, como ESPN Brasil, ESPN2 e ESPN Extra, além de transmissões exclusivas para assinantes. Clique aqui para acessar o serviço.

Se você quer acompanhar o seu time em qualquer dispositivo, ter acesso a uma transmissão de alta qualidade e ainda conseguir assistir aos jogos mesmo se tiver perdido a transmissão ao vivo, a Watch ESPN pode ser a melhor opção para acompanhar qualquer conteúdo esportivo e ficar por dentro de tudo o que rola com seu time.

____________________
Por Daniel Saltes

0 Comentários

Tags mais acessadas