segunda-feira, 6 maio, 24
HomeEntretenimento5 livros inspirados em lendas da mitologia grega

5 livros inspirados em lendas da mitologia grega

Os mitos gregos fazem parte da cultura pop e são imortalizados por meio de filmes, TV, séries e histórias em quadrinhos que são criados com um verniz moderno como forma de resgatar esses mitos. Livros sobre a mitologia grega também são comuns.

Sobre o que fala a mitologia grega?

Os melhores livros sobre a mitologia grega reúne histórias que eram narradas de geração para geração na Grécia Antiga, que contam histórias sobre personagens fictícios que se envolvem com humanos para contar uma história de amor em que vivem com guerras e traições que surgiam no Período Arcaico.

Os mitos gregos são lendas que foram narradas pelos deuses para explicar a realidade, os fenômenos da natureza, práticas e tradições da Grécia que podiam ser contados oralmente, mas os gregos foram um povo que registrou por meio da escrita uma parte considerável da sua cultura. Essas histórias também explicam relatos da vida diária, entre outras coisas, a origem da vida, dos deuses e dos homens.

Os gregos adotaram crenças politeístas que acreditavam que seus deuses eram imortais, por isso não é por acaso que as lendas mitológicas apresentam vários deuses que ficaram eternizados na história da população, tais como Atena, Zeus, Apolo, e Ares.  

Além de deuses, a mitologia grega foi formada por seres dos mais variados tipos que também ficaram no imaginário popular e até hoje aparecem em seriados televisivos, livros e filmes. Alguns deles são a horrenda Medusa, as misteriosas sereias e os poderosos centauros.

Livros inspirados em lendas da mitologia grega
Livros inspirados em lendas da mitologia grega. | Foto: Reprodução.

Para conhecer e se aventurar nesse mundo fascinante que é a mitologia grega, separamos 5 melhores livros sobre o tema:

Conheça 5 livros inspirados na mitologia grega

1- Ilíada (Homero)

Ilíada
Ilíada. | Foto: Reprodução.

A Ilíada é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, de autoria atribuída ao poeta Homero que narra os acontecimentos decorridos no período final da Guerra de Tróia, envolvendo personagens bem conhecidos do imaginário popular, como Aquiles, Pátroclo, Nestor, Páris e Helena.

A batalha já durava anos e com o objetivo de colocar um fim na guerra, o famoso Cavalo de Tróia foi uma ideia proposta por Odisseu para oferecer aos troianos como presente dos deuses após a guerra.

O poema conta a ira de Homero que culminou na morte do herói troiano Heitor.

Na Ilíada aparecem vários deuses e deusas gregas que atuam e interferem nas batalhas e outros eventos da Guerra da Tróia. Enquanto uns ficam do lado dos Aqueus (gregos), outros apoiam os troianos. Entre esses deuses vemos o autor mencionar Hera (deusa do casamento e dos partos), Ares (deus da guerra), Atena (deusa da guerra e da sabedoria) e Éris (a deusa da discórdia). 

A Ilíada é o mais antigo documento literário do ocidente, composta por mais de quinze mil versos, sua narrativa é uma das mais importantes da literatura mundial, inspirando outros modelos épicos de poesia, como as criadas pelo poeta Virgílio, com a obra Eneida.

2- Odisseia (Homero)

Odisseia
Odisseia. | Foto: Reprodução.

A Odisseia é uma obra também atribuída a Homero, onde é retratado o retorno de Ulisses, herói que lutou na Guerra de Tróia, que durante dez anos enfrentou perigos na terra e no mar até conseguir chegar ao reino de Ítaca.

Ulisses  foi obrigado a ir para a guerra de Tróia deixando para trás sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco. Na sequência, ele fica preso em uma ilha durante anos, quando finalmente consegue partir em uma jornada, repleta de obstáculos, na espera de encontrar a mulher e o filho. 

Na narrativa, o herói vive várias aventuras no decorrer da viagem, algumas são notáveis quando ele chega à ilha de Ninfa Calypso, onde fica preso pelas sedutoras mulheres que residiam na região, o aprisionamento dos viajantes pelo ciclope Polifemo, as hárpias e Cila, uma enorme criatura que morava no interior de uma caverna.

Circe, Zeus, Atenas e Poseidon são alguns deuses que aparecem na história.

A Odisseia é um dos principais poemas épicos que hoje inspira a estrutura de muitas histórias modernas, em que narra viagens e aventuras desse que foi um dos heróis da guerra de Tróia.

3- A Cama de Procusto (Nassim Nicholas Taleb)

A Cama de Procusto
A Cama de Procusto. | Foto: Reprodução.

Procusto na mitologia grega era um homem violento, que obrigava seus hóspedes a caberem perfeitamente em sua cama de ferro, esticando-os ou cortando seus membros.

Nassim Taleb também é autor dos clássicos modernos A lógica do Cisne Negro e Antifrágil. Para Tablet devemos aceitar o que não sabemos para enxergar o mundo como ele realmente é.

Esse pensamento representa a visão de Taleb sobre os efeitos colaterais da civilização moderna que procura a qualquer custo satisfazer as demandas da tecnologia, culpar a realidade por não se adequar a modelos econômicos, a invenção de doenças para vender drogas, definir a inteligência como algo que pode ser medido em sala de aula e a tentativa de convencer as pessoas de que emprego não é escravidão.

Esses aforismos irão ensinar a combater a intolerância tendo como referência os mitos do Procusto, que estão muito evidente nos dias atuais na medida em que queremos o tempo todo enquadrar o outro à nossa cosmovisão.

Ao abordar essas temáticas, o livro explora as ilusões humanas e contrasta os valores clássicos de coragem, elegância e erudição com as doenças modernas de nerdice, filistinismo e falsidade.

4- Édipo Rei (Sófocles)

Édipo Rei
Édipo Rei. | Foto: Reprodução.

Édipo Rei é uma peça do teatro grego antigo escrita pelo dramaturgo Sófocles. É a primeira obra de um conjunto que inclui também Antígona e Édipo em Colono, chamada de trilogia tebana.

A história do Édipo é considerada a maior tragédia do teatro grego e inspirou novelas, canções e serviu de base para Sigmund Freud utilizar sua recém-criada teoria psicanalítica.

Na lenda grega, Édipo era o rei de Tebas, a cidade que foi assolada por uma peste. Ao consultar o oráculo de Delfos, Édipo descobriu algo trágico sobre sua vida: ele foi amaldiçoado pelos deuses. Seu próprio filho o mataria e depois se casaria com a mãe.

5- A Saga Percy Jackson (Rick Riordan)

A Saga Percy Jackson
A Saga Percy Jackson. | Foto: Reprodução.

É uma série literária composta por cinco livros, escritos pelo norte-americano Rick Riordan.

É uma história para quem gosta de suspense, aventura e fantasia. Aqui temos o adolescente Percy Jackson que descobriu ser filho de um deus grego e a partir daí sua vida nunca mais foi a mesma. Ele teve que entrar para uma escola especial onde encontrou também outras crianças como ele.

A saga retrata a mitologia no século XXI, desde os primórdios dos mitos gregos sobre os titãs, tifão e da guerra contra os deuses. Também faz uso de vários personagens gregos e romanos, apesar de ser um livro infanto-juvenil, ele se mostra muito adulto, referente aos personagens e a história que é contada.

______________________________________

Por Victoria Azevedo – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

ARTIGOS RECOMENDADOS