Julieta Venegas: Os ensinamentos escondidos nas canções da cantora
Menu & Busca
Julieta Venegas: Os ensinamentos escondidos nas canções da cantora

Julieta Venegas: Os ensinamentos escondidos nas canções da cantora

Home > Entretenimento > Música > Julieta Venegas: Os ensinamentos escondidos nas canções da cantora

Julieta Venegas Percevault é uma cantora, compositora e instrumentista mexicana. É vencedora do Grammy e de cinco Grammy Latinos. Além disso, teve parcerias de sucesso com cantores brasileiros, como Lenine e Marisa Monte, entretanto, ainda não é tão conhecida em terras Brasileiras.

Mas, o que mais chama atenção, não são seus Grammys, mas sim, seu estilo musical leve, conquistador e melódico, que desperta curiosidade a quem escuta, pois, muito além do amor, suas músicas falam sobre superação e fazem reflexões sobre a vida.

A partir disso, vamos analisar 4 de suas canções e descobrir seus ensinamentos secretos.

cantora mexicana Juliana Venegas
Julieta Venegas. | Foto: Reprodução.

1. Lento

Dedica-se essa música a quem está iniciando um relacionamento dos sonhos. Lento, isso mesmo, simplesmente ir lento, devagar e sem pressa. Dito isso, diminuir o ritmo é muito importante para que uma relação seja duradoura e proveitosa para ambas as partes.

Assim como diz a letra da canção:

Sé delicado y espera
Dame tiempo para darte
Todo lo que tengo.
( Ser delicado e esperar, dá-me tempo para te dar tudo o que eu tenho).

Lento, canção de Julieta Venegas

Amar devagar e sem pressa é tudo o que uma relação precisa para funcionar.

Quando encontramos alguém que é do nosso agrado, está fechado conosco em qualquer situação e parece ser a pessoa perfeita para amar ou estar perto, sentimos ansiedade e empolgação.

Logo, queremos “tudo para ontem”. Mas, como diz o provérbio: a pressa é inimiga da perfeição. Vá com calma, devagar e lento. Deixe seu coração ditar os passos a serem dados, mas com consciência, para não quebrar a cara. A paixão engana, muitas vezes.

2. Algo Está Cambiando

Dedica-se essa canção a quem é intolerante à mudança ou algo do tipo. Algo está mudando. O que está mudando em nós mesmos, que deixamos passar despercebido? Tanta coisa muda de uma hora para outra, que não nos damos conta.

Que tal por em prática e iniciar uma nova mudança? Afinal, como Venegas deixa explícito na letra da canção: 

No se vé
Pero siento que hay en mí algo que está cambiando.
(Não se vê, mas eu sinto que há  algo em mim que está mudando).

Algo Está Cambiando, canção de Julieta Venegas

As coisas mudam o tempo todo e essa é a lei da vida. Por isso, muitas vezes, mudamos e nem nos damos conta – um novo amor, um novo amigo, novas aventuras e novas situações. Enfim, não somos os mesmos, mudamos todo o tempo e isso parece clichê, não é?

Mas nós somos seres mutáveis e saber disso é o suficiente para simplesmente mudar. Não tenha medo de mudar. Você não é o mesmo que foi há três anos. Já parou pra pensar nisso? Todo mundo está em constante mudança – sua mãe, seu pai, irmãos, tios, tias e até seus ‘pets’. Arrisque na mudança! Daí, quando vê, já mudou.

3. Bien o Mal

Dedica-se essa música a algumas pessoas orgulhosas. Fale o que você está sentindo, porque ninguém é adivinho. E claro, dê oportunidade da outra pessoa falar o que ela sente também. Vamos iniciar uma conversa sincera com nós mesmos? Deixar claras as coisas que estão confusas?

Ver que a história tem dois lados, observar o que está bem e o que está mal e, além disso, perceber novidades em coisas que considerávamos velhas. Que tal conversar o que gosta com quem você gosta, em uma nova  conversa franca e leve? Repare na letra:

Si esta bien, agradezco y te corresponderé
Si esta mal, como nunca lloraré
Mientras tanto apuesto todo por saber.
(Se está  bem, te agradeço e te corresponderei. Se está mal como nunca, eu chorarei mas mesmo assim aposto tudo para saber).

Bien o Mal, canção de Julieta Venegas

Ter uma conversa fluida e amigável permite que eu possa saber sobre o que está me ferindo e, muitas vezes, o que está machucando os outros também. Essa é a mensagem. Permita-se ter uma conversa madura com você e com os outros, desvendando, assim, o que está bem e o que está mal. A vida não espera. Deixe o orgulho de lado e converse!

4. Buenas Noches, Desolación

Dedica-se essa música a quem sofreu uma perda, abandonou ou foi abandonado. Essa é sobre deixar ir embora todas as mágoas que ainda insistem em nos machucar.

Aprender com as situações e se recuperar mais forte de uma situação desgastante é um ato de resiliência, seja no amor ou na vida. Veja o trecho da música:

Fue solo un momento
Lejos de mi centro, pero ya regresé
La melancolía, todo lo cubría
Suerte, ya lo pasé.
(Foi só um momento longe do meu norte, mas já retornei. A melancolia que cobria tudo por sorte já a deixei).

Buenas Noches, Desolación, canção de Julieta Venegas

Livre-se do passado, ele não existe mais e é apenas uma projeção da nossa mente. O que passou, passou – não volta mais. O processo de cura do coração e da mente é árduo, no entanto, temos que prosseguir.

Portanto, deixe ir embora como o vento as mágoas, tristezas, rancores e sentimentos ruins. Então, da projeção mental do seu passado, só deixe na sua mente as coisas boas e leves. Quero dizer que um relacionamento, um amor ou a vida, nada é tão absoluto quanto o seu presente. É hora de deixar o passado para trás.

Importante: os ensinamentos secretos foram construídos de acordo com uma versão particular e individual, podendo ser interpretados de forma diferente por cada indivíduo.

______________________________
Por William José – Fala! UFPE

Tags mais acessadas