Na noite ontem, segunda-feira (22), o atual presidente e candidato à reeleição em 2022, Jair Bolsonaro (PL), participou de uma entrevista no Jornal Nacional, da Rede Globo. A entrevista teve a duração de 40 minutos, foi conduzida pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos e, ao fim, o candidato teve direito a 1 minuto de fala para fazer suas considerações finais.
Os outros candidatos com as maiores intenções de votos para as Eleições 2022 também serão entrevistados ainda esta semana:
- 23/08 (terça-feira): Ciro Gomes (PDT);
- 25/08 (quinta-feira): Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
- 26/08 (sexta-feira): Simone Tebet (MDB);
Confira os destaques da entrevista de Jair Bolsonaro no Jornal Nacional.
Destaques de Jair Bolsonaro no Jornal Nacional
A entrevista contou com os mais variados assuntos, desde resultados das urnas, vacina e lockdown, até falas polêmicas.
Transparência nas Urnas Eleitorais
No início da entrevista, William Bonner questionou se as atitudes do atual presidente, como ameaçar o cancelamento das eleições no Brasil e xingar ministros, teriam a pretensão de criar um cenário que possibilitasse um golpe.
Eu quero é transparência nas eleições. Vocês, com toda certeza, não leram o inquérito de 2018 da Polícia Federal, que inclusive está inconcluso. E aquela pergunta que eu sempre faço: se você pode botar uma tranca a mais na sua casa para evitar que ela seja assaltada, você vai fazer ou não?! Então esse é o objetivo disso que eu tenho falado sobre o Tribunal Superior Eleitoral.
Justificou o presidente
A entrevista ainda contou com uma reflexão sobre a transparência das urnas. O candidato à reeleição fez questionamentos sobre a veracidade das urnas eletrônicas, enquanto Bonner afirmou que a confiança das urnas já é provada e questionou se ele vai aceitar o resultado das Eleições 2022.
Serão respeitadas as urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes.
Declarou o presidente
#AOVIVO Jair Bolsonaro (PL) responde a pergunta sobre compromisso com o resultado das urnas #JN
— Jornal Nacional (@jornalnacional) August 22, 2022
➡ Acompanhe a cobertura: https://t.co/pH6933zHn4#JornalNacional #BolsonaroNoJN #Eleições pic.twitter.com/NxIt94v3cX
Jair Bolsonaro fala sobre a pandemia da Covid-19
Renata Vasconcellos questionou a postura do atual presidente no período de pandemia da covid-19, como imitar uma pessoa com falta de ar e estimular o uso e comprar medicamentos com ineficácia comprovada.
Nós compramos mais de 500 milhões de doses de vacina, só não se vacinou quem não quis. (…) E em tempo bem mais rápido que outros países. Não poderia eu, num primeiro momento, por exemplo, que devíamos assinar certos contratos, onde a pfizer não garantia a entrega da vacina. A primeira vacina no mundo foi dada em dezembro de 2020 e, em janeiro, nós já estávamos vacinando no Brasil. Então fizemos a nossa parte e o grande erro disso tudo foi um trabalho forte da grande mídia, entre eles a Globo, desestimulando os médicos a fazerem o tratamento precoce.
Disse Bolsonaro
Renata Vasconcellos ainda retrucou o candidato, questionando sobre outras posturas, como associar as pessoas que tomam vacina a jacaré.
“A pfizer não apresentou quais seriam os possíveis efeitos colaterais. Daí eu usei uma figura de linguagem, ‘jacaré’. Isso faz parte da Literatura Portuguesa”, afirmou.
Jacaré é figura de linguagem – Bolsonaro, 2022
— ingrid 23/08 🤙🏻 (@onlyingrid_) August 22, 2022
pic.twitter.com/Aa2YCzQNih
Jair Bolsonaro ainda falou sobre o período de lockdown que vivemos no Brasil. “Serviu sim para atrapalhar a nossa economia e contaminar mais pessoas ainda em casa”.
Economia
O assunto economia não poderia faltar na entrevista e William Bonner perguntou quais são os planos de Jair Bolsonaro para a economia do país caso seja reeleito.
As primeiras promessas (de 2018) foram frustradas pela pandemia, por uma seca enorme que tivemos ano passado e também pelo conflito da Ucrânia com a Rússia. Se você pegar os dados de hoje, você vê o Brasil como, talvez, o único do mundo com um deflação. Os números da economia são fantásticos levando em conta o resto do mundo.
Afirmou o candidato
O que nós pretendemos fazer? É continuar exatamente na política que venho fazendo desde 2019. A grande vacina a favor da economia em 2019 foram reformas, como por exemplo a da previdência, foi, por exemplo, a lei da liberdade econômica, foi a modernização das normas regulamentadoras.
Completou
Jair Bolsonaro fala sobre meio ambiente
Renata Vasconcellos perguntou sobre o aumento das taxas de desmatamento em seu governo.
Você tem que pensar que na Amazônia tem quase 30 milhões de habitantes. Outra, qualquer propriedade lá tem que preservar 80% e pode usufruir de 20%. Eu tentei, nos primeiros dois anos de mandato, fazer a regularização fundiária, para saber, por exemplo, qualquer local desmatado ou com foco de calor, de quem é o CPF daquela propriedade. O Presidente da Câmara não colaborou para colocar essa proposta avante.
Declarou o político
Agora quando se fala em Amazônia, por que não fala também da França, que há mais de 30 dias está pegando fogo, a mesma coisa na Espanha e Portugal. Califórnia pega fogo todo ano. No Brasil, infelizmente, não é diferente, acontece. Alguma parte disso aí, é criminoso, sei disso, outra parte não é criminoso, é o ribeirinho que taca fogo ali na sua pequena propriedade.
Completou
Educação
Renata Vasconcellos relembrou que o Governo Bolsonaro indicou 5 ministros da educação e indagou sobre a dificuldade de escolher um bom ministro.
Depois que a pessoa chega, a gente vê que ela não leva jeito para aquilo. As pessoas se revelam quando chegam, atualmente, eu tenho excelentes ministros da educação, acontece. Igual um casamento muitas vezes. O ideal era não ter rotatividade nenhuma, mas acontece. Outros ministros também foram trocados.
Disse Jair Bolsonaro
Considerações Finais de Jair Bolsonaro
Ao fim da entrevista, Jair Bolsonaro teve direito a 1 minuto para fazer suas considerações finais. O candidato relembrou conquistas de seu governo, segundo ele, como a queda do preço do combustível, o Auxílio Brasil, a transposição do Rio São Francisco, a pacificação do MST, criação do Pix etc. Confira o vídeo:
#AOVIVO Considerações finais de Jair Bolsonaro (PL) #JN
— Jornal Nacional (@jornalnacional) August 23, 2022
➡ Acompanhe a cobertura: https://t.co/pH6933zHn4#JornalNacional #BolsonaroNoJN #Eleições pic.twitter.com/jNZOR89wUq
_________________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!