sexta-feira, 22 novembro, 24
HomeSaúdeIniciativas científicas para o monitoramento do coronavírus

Iniciativas científicas para o monitoramento do coronavírus

Um grupo de cientistas lançou o aplicativo Covid Symptom Tracker, em português “Rastreador de Sintomas da Covid”, com o objetivo de monitorar a disseminação do vírus. Além disso, queriam também entender como acontecem diferenças entre infectados em diversos lugares do mundo.

Iniciativas científicas para o monitoramento do coronavírus

O instrumento foi desenvolvido pelo King’s College de Londres e já era usado para monitorar os sintomas do coronavírus em outro estudo que tinha o objetivo de comprovar a influência dos genes em casos específicos, como de gêmeos.

A ideia de expandir a utilização do app para o público só veio depois. Com os dados é possível entender como o vírus se espalha, como os pontos de foco de contágio são criados, quem tem mais risco de ser infectado e a razão da doença ser mais perigosa para uns do que para outros.

Como o aplicativo funciona?

Quem se registra deve fornecer seu nome, onde mora, altura, idade e peso. Deve informar também se tem asma ou diabetes, se consome Ibuprofeno ou outros tipos de remédio e se anda em cadeira de rodas. Os participantes, após isso, são perguntados se fizeram o teste para coronavírus, como estão se sentindo a se tiveram sintomas como tosses, dor de cabeça ou problemas respiratórios.

As pessoas são solicitadas para responder as últimas três questões todos os dias. As pesquisas desenvolvidas pelo aplicativo são usadas exclusivamente para fins acadêmicos e saúde pública.

Referências: Technology Review

ARTIGOS RECOMENDADOS