Desde a última terça-feira (15), a etapa de Hurley Pro Sunset Beach, segunda competição do Circuito Mundial de surfe, começou a ser disputada no masculino, com direito a oito brasileiros medindo forças com os principais surfistas do planeta. O torneio está ocorrendo no Havaí, mais precisamente em Sunset Beach, na cidade de Oahu. Confira o que de melhor já rolou e o que ainda vai acontecer na etapa:
Queda precoce de favoritos e destaques locais
Vestindo a lycra amarela, o 11x campeão mundial Kelly Slater foi eliminado precocemente nos 32 avos de final para o sul-africano Matthew McGillivray, de 24 anos. O americano cometeu uma interferência logo no início da bateria, ao atrapalhar o havaiano John John Florence (que competia na bateria anterior) em uma onda. Isso fez com que Kelly fosse penalizado e não conseguisse somar mais de 10 pontos na sua disputa, o que facilitou a vida de McGillivray que somou 15.67 (9.00 + 6.67).
Falando nele, John John Florence foi derrotado em casa para o jovem americano Jake Marshall, que surfou uma bela onda de nota 8.60. Já os brasileiros, Miguel Pupo foi eliminado ainda na fase eliminatória, em bateria formada por Caio Ibelli e o havaiano Seth Moniz. Nos 32 avos de final, Ítalo Ferreira, João Chumbinho e Samuel Pupo foram superados por Barron Mamiya (Havaí), Seth Moniz (Havaí) e Ethan Ewing (Austrália), respectivamente.
Na fase seguinte, o paulista Deivid Silva também foi eliminado pelo local Barron Mamiya, enquanto o potiguar Jadson André caiu para o japonês Kanoa Igarashi. Filipe Toledo passou perto de se classificar para as quartas de final, mas uma onda excelente do australiano Ethan Ewing (de nota 9.67) o eliminou.
Dessa forma, Caio Ibelli foi o único brasileiro que se mantém vivo na etapa. Ele derrotou os americanos Conner Coffin (15.00 contra 14.26) e Kolohe Andino (13.10 contra 10.57). Agora, o paulista irá enfrentar o havaiano Ezekiel Lau, que promete uma disputa muito acirrada. O outros confrontos são Barron Mamiya (Havaí) contra Seth Moniz (Havaí), o australiano Ethan Ewing contra o americano Jake Marshall e o japonês Kanoa Igarashi contra o australiano Jack Robinson.
Disputa feminina no Hurley Pro Sunset Beach
As mulheres caíram na água no dia 17 de fevereiro pela primeira vez, com seis baterias. A primeira foi composta pela francesa Johanne Defay, a havaiana Gabriela Bryan e a australiana Molly Picklum. Depois, a brasileira Tatiana Weston-Webb enfrentou a havaiana Malia Manuel e a australiana Bronte Macaulay. Na terceira, as duas finalistas da etapa de Pipeline, Moana Jones Wong e Carissa Moore, mediram forças com a novata Bettylou Sakura Johnson, todas representantes do Havaí.
A outra latina da competição, a costa-riquenha Brisa Hennessy, surfou contra a australiana Sally Fitzgibbons e a havaiana Luana Silva. Posteriormente, as americanas Courtney Conlogue e Lakey Peterson estiveram na disputa com a australiana Isabella Nichols. Por fim, uma bateria apenas de australianas: India Robinson, Stephanie Gilmore e Tyler Wright.
*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).
________________________________
Por Victor Fardin – Fala PUC!