sexta-feira, 26 abril, 24
HomeCinema e Séries'Harry Potter': 5 diferenças entre os filmes e livros da saga

‘Harry Potter’: 5 diferenças entre os filmes e livros da saga

É de conhecimento geral que adaptar livros para filmes não é uma tarefa nada fácil, e que muitas vezes as adaptações acabam tendo muitas diferenças dos originais. Com os filmes de Harry Potter não foi diferente, ocorreram muitas mudanças na história escrita por J.K. Rowling quando transformadas em filmes. Confira 5 diferenças entre os filmes e livros de Harry Potter.

harry potter
5 diferenças entre os filmes e livros da saga. | Foto: Reprodução.

Diferenças entre os filmes e livros de Harry Potter

1- A varinha das varinhas

As pessoas que haviam lido os livros antes de assistir ao filme Relíquias da Morte parte 2 se chocaram quando Harry quebrou a Varinha das Varinhas. Isso porque, nos livros, Harry usa a varinha mais poderosa de todas para arrumar sua antiga varinha, a qual ele nutre uma ligação sentimental muito forte. Além disso, após usá-la, Harry a guarda no túmulo de Dumbledore como uma forma de homenagem. E, assim como no filme, quebra o ciclo de mortes da varinha.

2- Relacionamento entre Gina e Harry

Descrito por muitos como um romance “sem química” e sem desenvolvimento nos filmes, o relacionamento de Gina e Harry nos livros é muito diferente. Além de bem desenvolvido, é notável que não foi algo que surgiu de uma hora para a outra como no cinema.

Rowling mostrou desde as primeiras páginas em que Gina aparece o quanto ela era apaixonada pelo “menino que sobreviveu”, além de descrever o desenvolvimento do sentimento de Potter por ela ao longo dos livros Ordem da Fênix e Enigma do Príncipe.

Sem contar a extrema diferença entre o primeiro beijo do casal, nas telonas, um beijo sem emoção, onde os dois estavam sozinhos em uma sala, e no livro, a Grifinória havia ganhado a taça de quadribol, estavam todos comemorando em sala, quando os dois se beijaram no meio da multidão.

3- “Dumbledore pergunta claramente para Harry”

No filme Cálice de Fogo, Harry tem seu nome selecionado para o torneio Tribruxo, o que fez Dumbledore imaginar que o aluno havia colocado seu nome no Cálice para participar. O engraçado, e que acabou gerando muitos memes por parte dos fãs, foi o fato de que a cena foi retratada de forma completamente diferente dos papéis para a telona.

No livro, Rolling escreveu “Dumbledore pergunta calmamente para Harry…” (sobre ter colocado seu nome ou não), contudo, no filme, o diretor de Hogwarts parte para cima do aluno e pergunta gritando e com uma expressão severa no rosto, se ele colocou ou não seu nome no Cálice.

4- Funeral de Alvo Dumbledore

O funeral de Dumbledore, uma das cenas mais emocionantes dos livros, foi simplesmente descartada pelos roteiristas cinematográficos. Mas é claro, não tira o mérito da bela imagem vista nos cinemas dos alunos e professores apontando as varinhas iluminadas para o céu escuro na triste noite de sua morte.

Porém, os fãs realmente gostariam de ter visto o que J.K. Rolling contou: professores e ex-professores, figuras importantes do mundo bruxo, personagens que apareceram nos outros livros passados e as criaturas mágicas do lago, todos reunidos olhando o caixão de Alvo.

5- Dobby

Essa mudança foi uma das que mais deixou os potterheads enraivecidos. O Dobby, que é um personagem muito querido pelos leitores, aparece apenas nos filmes Câmera Secreta e Relíquias da Morte parte 1, sendo que sua segunda aparição foi a última.

Entretanto, nos livros, o elfo está presente em praticamente toda a saga, o que fez com que os leitores desenvolvessem um carinho enorme por ele e sentissem muita falta dele nas cenas dos longas.

Por Vinicius Silvestre – Fala! Cásper