sexta-feira, 26 abril, 24
HomeESPMESPM Social faz levantamento sobre sustentabilidade em Startups

ESPM Social faz levantamento sobre sustentabilidade em Startups

Grupo de Pesquisa Social da ESPM faz levantamento sobre nível de conscientização socioambiental de gestores de startups.

ESPM Social

ESPM Social realiza pesquisa sobre conscientização socioambiental em Startups

A pesquisa teve como principal objetivo averiguar o nível de conscientização socioambiental e sustentabilidade dos gestores de startups, empresas que buscam explorar atividades inovadoras no mercado. O grupo de pesquisa analisou 7 empresas, buscando entender como funcionava seu modelo de organização.

Os universitários realizaram entrevistas com os gestores de cada startup para saber como era a relação de cada negócio com as ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Atualmente a ONU possui 17 ODS, estando entre elas as seguintes ações:

1. Erradicação da Pobreza
  2. Fome Zero e Agricultura Sustentável
  3. Saúde e Bem Estar
  4. Educação de Qualidade
  5. Igualdade de Gênero
  6. Água Potável e Saneamento
  7. Energia Limpa e Acessível
  8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  9. Industria, Inovação e Infraestrutura
  10. Redução das Desigualdades
  11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
  12. Consumo e Produção Responsáveis
  13. Ação Contra a Mudança Global do Clima
  14. Vida na Água
  15. Vida Terrestre
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  17. Parcerias e Meios de Implementação

O grupo de pesquisa social da ESPM estabeleceu uma conclusão com base na análise feita durante cinco meses:

Muitos deles aplicavam as ODS’s em seus negócios mas não tinham o conhecimento sobre os ODS’s ou não as consideravam tanto… Usavam as ODS’s em seu negócio mas sem saberem como funciona essa nomenclatura, não fazendo “proveito disso”.

Disse Erika Hong, gestora do Grupo de Pesquisa Social da ESPM.

No final, o grupo fez uma aba de recomendações com medidas para as startups conseguirem alavancar seu negócio, utilizando as ODS’s da melhor forma possível. No dia 26 de julho às 15h30, os estudantes irão realizar uma conferência via ZOOM para apresentar ao vivo os resultados de sua pesquisa ao público.