Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
O Futebol Americano e suas posições

O Futebol Americano e suas posições

 Daniel Saltes- Patriots Brasil 

A partir de hoje o Fala! realizará uma cobertura exclusiva de futebol americano. Assim, para que você se situe melhor deste esporte que cresce mais a cada ano, publicaremos notícias para que, a partir de agora, você que tem vontade passe a entender e acompanhar da maneira corretas.

 

O Futebol americano é basicamente um jogo de xadrez em campo. Muita tática, rotas, esquemas são estudados em páginas e mais páginas. São onze jogadores titulares de ataque e onze de defesa. Não há limite de substituições. Temos ainda o Special Teams que são os times especiais para situações específicas de jogo: Kickoff, Field Goal e Punt. Começamos com as posições de ataque.

 

ATAQUE

Quarterback (QB)

Normalmente o jogador mais famoso e importante do time. É o cérebro da equipe. Orienta todo o sistema ofensivo, posiciona os companheiros, chama as jogadas, lê a defesa adversária e é o responsável por entregar a bola ao corredor, lançá-la ou correr ele mesmo com ela.

Running Back (RB)

É o corredor da equipe. Recebe a bola das mãos do QB e busca conquistar as jardas necessárias atravessando a defesa pelo meio (passando pela área chamada trincheiras) ou pela lateral. Também pode receber a bola por meio de lançamento, servindo como válvula de escape para o QB quando pressionado.

Full Back (FB)

É um corredor mais forte. Muito usado quando um time precisa ganhar poucas jardas para um touchdown ou, até mesmo, para a primeira descida.

Wide Receiver (WR):

É o recebedor. Responsável por correr a rota pré-determinada para a jogada e agarrar a bola quando lançada em sua direção pelo QB.

 

Slot Receiver (SR):

É um recebedor que, geralmente, é usado para rotas mais curtas. Quase que as mesmas do TE, mas quando precisam ser realizadas com maior velocidade.

Tight End (TE):

Tem dupla função: Ajudar a linha ofensiva a bloquear a defesa para a corrida do RB ou para que o QB tenha tempo de lançar a bola sem ser pressionado, ou, até mesmo, servir como recebedor, dependendo da jogada pré-determinada.

Linha Ofensiva (OL):

Composta por cinco jogadores, da esquerda para a direita de quem ataca: Left Tackle (LT), Left Guard (LG), Center (C), Right Guard (RG) e Right Tackle (RT). Sua função é segurar a defesa através de bloqueios para dar tempo suficiente para o QB lançar a bola ou bloquear a defesa para abrir espaço para o corredor (RB) quando a jogada é terrestre. Note que a linha ofensiva sempre bate de frente com a linha defensiva e quem assiste pela primeira vez na TV tem a impressão de que “eles estão brigando” e já pensa que o futebol americano é violento. Nada disso. Enquanto a linha defensiva está tentando derrubar o QB ou o RB, a linha ofensiva os protege sem murros e pontapés, até porque nenhum desses artifícios é permitido, tão somente o empurrão com as mãos espalmadas. Não pode nem segurar. Eles fazem bloqueios com as mãos, geralmente, espalmadas, e utilizando de muita técnica.

 

DEFESA:

Linha defensiva (DL)

É composta por defensive ends, que ficam nas extremidades (DE), e defensive tackles, os jogadores do meio da linha (DT). Além do Nose Tackle, que é o jogador central, que direciona para onde será efetuado o avanço dos demais jogadores. Batem de frente com a linha ofensiva do oponente e buscam conseguir um avanço penetrando-a, até chegar em um sack no QB. (Sack é quando um jogador de defesa dá um tackle – derruba – o quarterback antes do mesmo lançar a bola. A próxima jogada se inicia do ponto onde o QB caiu), atrapalhar seu lançamento ou derrubar o corredor, caso seja uma jogada de corrida.

Linebackers (LB) 

Tem uma função híbrida. Em jogadas de passe, ajudam a cobrir os recebedores e em jogadas de corrida auxiliam na perseguição ao RB. Middle Linebackers possuem a função de cuidar do meio do campo, SAM Linebacker é o Linebacker responsável por cuidar do lado carregado em relação a linha ofensiva, o lado onde há mais jogadores alinhados, como um Tight End ou até um OL a mais. São mais rápidos para cobrir rotas realizadas por recebedores. Além disso, existem os WILL Linebacker é o que cuida da parte menos carregada do campo, fisicamente mais fortes, especialistas em infiltração e em chegar para realizar o sack linebackers também são usados para pressionar o QB.

 

Cornerbacks (CB)

São os jogadores que ficam nas pontas cobrindo os recebedores (WR) adversários para não deixar que recebam os lançamentos ou ainda tentar interceptar a bola.

Safeties (S)

Existem dois tipos de Safeties: o Strong Safety (SS) e o Free Safety (FS). O SS joga mais perto da linha de scrimmage (trincheiras de linha ofensiva e defensivas), marcando a corrida e cobrindo um TE mais forte como recebedor. O FS é o jogador que fica mais recuado de toda a defesa e cobre passes em profundidade. É o famoso último homem. No futebol americano não há impedimento, portanto, caso haja uma confusão da defesa e algum recebedor aparecer livre, após o último homem, é válida a jogada.

A diferença nas formações quando se trata da presença de mais LB’s ou mais DL’s varia de acordo com o estilo do coordenador defensivo, com a leitura do ataque. Caso eles percebam que virá uma jogada de corrida, colocam mais jogadores na linha defensiva para contê-la. Caso observem que a formação está mais propensa para um passe, coloca-se mais Cornerbacks em campo.

A defesa, por ter que adivinhar a formação de ataque, tem uma variação maior de jogadores, pois o desgaste físico deles é maior. Contudo há uma base de jogadores na defesa.

É um jogo de xadrez entre defesa e ataque, onde o objetivo de cada lado é subjugar o oponente e fazer seu jogo valer.

A NFL permite a comunicação por meio de um ponto no ouvido de um jogador de ataque e um de defesa. Geralmente, os capitães de cada setor. Geralmente, o Quarterback e o Middle Linebacker. Isso porque eles têm um maior campo de visão no jogo antes de cada jogada começar.

 

SPECIAL TEAM

O time de especialistas é o terceiro setor de uma equipe de futebol americano. Atuam no final de cada jogada e no início das partidas. Consistem em:

Kicker (K)

É o responsável pelos principais chutes da equipe. O Kicker realiza o chute inicial de cada partida, e tem a chance de fazer 1 ponto ao final de cada touchdown. Além disso, assim que o ataque não consegue marcar os 6 pontos, o Kicker tem a chance de realizar um chute valendo 3 pontos de onde seu ataque parou. Caso seja uma distância muito grande, a equipe pode utilizar outro tipo de chutador. Os Punters.

Punter (P)

É um atleta que é acionado quando a equipe não consegue chutar diretamente ao field goal (Y, que se encontra nas extremidades do campo), pela distância. Assim, eles apenas devolvem a bola ao adversário com a maior distância possível de sua end zone (a zona do touchdown).

Long Snapper (LS)

São jogadores com o porte dos OL, mais especificamente de Centers, especializados em lançar a bola com maior distância, em posição de início, para o chute do Kicker.

Holder (H)

Auburn football vs Georgia on Saturday, Nov. 11, 2017, in Auburn, Ala.
Dakota Sumpter/Auburn Athletics

É quem segura a bola para o Kicker realizar o chute. Geralmente, é um dos Quarterbacks reservas.

2 Comentários

  1. Marcelo Freddi
    11 meses ago

    Muito legal!!! Realmente abre nosso entendimento.
    Acompanharei os próximos posts.
    Espero poder entender as jogadas também.
    Não imaginava que eram dois times… um de defesa e outro de ataque.
    Parabéns e obrigado!

  2. Arnoldo
    10 meses ago

    Que legal sua reportagem Daniel… parabéns!