Foco: como se manter focado o dia inteiro e potencializar o cérebro com o Brain
Menu & Busca
Aprenda a manter o foco durante o dia inteiro de forma natural

Aprenda a manter o foco durante o dia inteiro de forma natural

Home > Lifestyle > Aprenda a manter o foco durante o dia inteiro de forma natural

Manter o foco é um dos grandes desafios das pessoas na sociedade atual. Isso ficou ainda mais notável durante o período de pandemia, em que as pessoas tiveram de entender como focar nos estudos e no trabalho em regime remoto. As distrações podem ser desde externas, como notificações de e-mail e redes sociais, até internas, como os próprios pensamentos em nossas mentes. Assim, este artigo buscará demonstrar como se pode seguir com o foco de maneira totalmente natural.

foco
Como focar nos estudos, como manter o  foco, como ter mais foco. | Foto: Unsplash.

Confira agora como manter o foco, aprimorar o seu desempenho e produtividade durante o dia e como ter mais foco todos os dias. 

Como se manter focado durante o dia 

Manter o foco é importante pois te mantém atento às oportunidades e conseguir seguir com um bom nível de produtividade. Por isso, separamos algumas dicas para se manter focado durante o dia apenas com produtos naturais e mudanças de hábitos.

O cérebro precisa trabalhar, foco é atividade, desse modo a mente precisa seguir centrada na tarefa. Fazer perguntas repetitivas para reforçar a importância da atividade pode ser uma maneira de atingir esse objetivo. Alguns exemplos desse tipo de questionamento são “Qual o próximo passo da tarefa?” “Porque eu preciso terminar essa tarefa?” entre outras coisas.

Fortalecer a memória também pode ser uma boa estratégia de como ter mais foco. A maioria das pessoas desiste das tarefas por não conhecer o caminho para resolvê-las. A memória fraca faz com que você precise se esforçar mais e leve mais tempo para solucionar os problemas. Podendo se distrair mais. Assim, é sugerido que, para melhorar o foco, se desenvolva uma rotina de leitura, frequente cursos e palestras e responda mais rápido questões.

Ainda mais, não parece, mas simples atos das redes sociais, desgastam a energia de seu foco. Quando as coisas aparecem na tela, elas nos fazem tomar decisões pequenas como curtir, comentar ou compartilhar. Esta energia poderia ser utilizada para algo que exija mais foco. 

O foco pode ser treinado, esta capacidade deve se manter através da escolha em que colocar a atenção, e conseguir sustentar isso pelo tempo que for preciso. Um exercício simples para fortalecer essa parte é ficar completamente centrado olhando para objetos simples, como plantas, carros, ou outras coisas. Quanto mais olhar fixamente, sem distrações e com a cabeça vazia de pensamentos, mais habilidade de manter o foco terá.

Investigar internamento como estão os pensamentos também é um bom caminho para alinhar o foco. Quando você estiver executando uma importante tarefa e sua mente está no mundo da lua, é necessário parar e fazer algumas questões buscando uma espécie de autoconhecimento. Por exemplo: “Por que estou distraído” “gosto do que faço?” “virou rotina?” etc. Estes breves momentos de reflexão ajudam a acertar o foco.

Analise o ambiente onde você realiza sua tarefa, retire tudo que não tem relação com a tarefa que você tem de realizar. Observe sua mesa, seus arquivos  e guarde objetos importantes, mas que podem distrair, em lugar seguro e organizado. Lembre-se que quando temos muitas tarefas nosso cérebro fica lotado de informações e ideias, dificultando assim que você tenha o foco devido. Com um ambiente organizado, sua mente também se organiza e ajuda a ter um melhor desempenho.

O que causa a falta de foco

De antemão, as causas da falta de foco podem ser as mais diversas. Contudo, existem algumas razões que são as mais comuns. Dentre elas estão a falta de sono regular, um possível quadro de depressão e uma gestão de tempo ruim. 

Quando a pessoa está numa rotina de noites mal dormidas, ela fica mais exposta a irritação e ao mau humor, algo que pode fazer com que este indivíduo perca seus principais focos e a produtividade. Já a depressão geralmente faz com que se perca todo o interesse por atividades básicas e até que a pessoa gostava. Ou seja, esta pessoa não tem foco e nem vontade de exercer atividades chave de sua rotina. Vale ressaltar que se você tem esse sintoma procure um psicólogo ou psiquiatra.

Por fim, a gestão errada das horas sempre dá a impressão de que a pessoa não tem tempo suficiente para fazer o que precisa. Assim, não consegue planejar corretamente o que tem de fazer e acaba perdendo o foco e não atingindo seus objetivos.

Além disso, ainda há outra razão. Algo que pode fazer uma pessoa perder o foco é o chamado Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Este transtorno vem de um fenômeno genético que prejudica o funcionamento da região pré-frontal do cérebro, que regula a informação que chegam até a mente.

Ainda mais, de acordo com um estudo do professor americano Ronald Kessle, as pessoas com TDAH são altamente suscetíveis a outros distúrbios de ordem psicológica – chamadas de comorbidades neste âmbito – estes problemas dificultam a tarefa de como ter mais foco na lida corporativa e pessoal.

Contudo, há de se diferenciar quem tem apenas algumas características comuns aos transtornos, de quem realmente sofre de TDAH. Segundo Edward Hallowell, autor do livro Tendência à Distração existe algo que ele chama de Características de Déficit de atenção. Resumidamente, essa ideia consiste exatamente nos indivíduos saudáveis que, por inúmeras razões, apresentam o mesmo sintomas e sofrem dos mesmos efeitos de um TDAH. Porém, clinicamente essas pessoas não têm o transtorno. 

Por outro lado, o próprio autor faz questão de salientar que a CDA não é uma doença, e que não merece acompanhamento médico como a TDAH. E se a pessoa quiser esclarecer seu caso, é mais válido procurar um especialista na área.

Em suma, caso você esteja se sentindo exausto, cansado, ou com falta de foco, a Stronger Nutrition tem um suplemento para o cérebro. Este suplemento é baseado no Ginseng, uma planta medicinal com muitos benefícios à saúde. Inclusive, a questão da falta de foco. Este insumo natural medicinal vem de uma árvore intitulada Ginkbo Biloba, presente em países da Ásia como Japão, China e Coreia do Sul. Saiba mais no site da Stronger Nutrition.

___________________________
Por Lucas Stank – Fala! UFSC

Tags mais acessadas