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Falta de acompanhamento psicológico nas escolas prejudica a educação

A Psicologia Escolar é uma área que se articula com a educação para proporcionar melhoria nos ambientes educacionais. De início, a relação da psicologia com educação tinha como tendência corrigir determinados problemas de aprendizagem do aluno a adaptá-lo à escola.

Mas com o desenvolvimento da psicologia enquanto ciência, novos estudos foram realizados e ratificou-se uma súplica de mudança da forma como a área estava sendo inserida nas escolas. 

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Falta de acompanhamento psicológico nas escolas prejudica a educação. | Foto: Divulgação.

A importância do acompanhamento psicológico e seu impacto na educação

Em suas análises, são incluídos fatores que vão além dos aspectos individuais, familiares e psicoafetivos. Dessa forma, a área contribui de maneira significativa para modificar positivamente o desempenho dos alunos, uma convergência em um ambiente escolar mais saudável para os estudantes, professores e funcionários. Logo, há uma necessidade da psicologia escolar de modo geral.  

Nos parâmetros infantis, a psicologia escolar influencia as relações que as crianças constroem, tendo a possibilidade de perceber questões como: comportamento e dificuldades apresentadas por transtornos. São trabalhadas, nas análises, dúvidas de identidade, sentimentos e individualidade, de acordo com o desenvolvimento infantil e psicológico, fases apresentadas pelas próprias crianças.  

A falta de acompanhamento psicológico na educação infantil pode causar problemas como: falta de adaptação, barreiras no rendimento escolar, isolamento, bullying, dislexia, hiperatividade e outros. Ou seja, problemas educacionais relacionados ao desempenho escolar, problemas sociais ou interpessoais relacionado ao comportamento ou aprendizado, transtornos que afetam o aprendizado, problemas de ambiente de ensino/estruturas. 

A presença do profissional de psicologia vai explorar e estudar as emoções, inteligência, percepções e processo de aprendizagem dos pequenos. Existe a abordagem mais usada nessa área que é a TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), acompanhamento ao processo de aprendizagem (útil no ambiente escolar) e mostrando a necessidade do envolvimento de atividades educacionais e recreativas contextualizadas com o grau de desenvolvimento cognitivo das crianças (fundamental). Incluir o trabalho psicológico na escola é garantir a melhoria de todo corpo docente e discente.  

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Por Camilli Moreira – Fala! UFPE

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