terça-feira, 16 abril, 24
HomeEmpreendedorismoFAAP lança pós-graduação para impulsionar empreendedorismo em Moda

FAAP lança pós-graduação para impulsionar empreendedorismo em Moda

O mercado vive constante mudança em diversos setores, e os profissionais à frente de grandes marcas precisam se atualizar na mesma velocidade. A forma como um negócio é gerido sempre será o ponto primordial para o sucesso, e com isso, estar atento e agir rápido no alinhamento da rota, passou de diferencial para uma real necessidade.

No segmento da moda não é diferente, e com o mercado nacional ganhando cada vez mais espaço, desbancando muitas vezes até mesmo grandes marcas internacionais que operam por aqui, pensar, inclusive, na internacionalização como um processo natural da expansão tornou-se uma ferramenta para aumentar a visibilidade no mercado global.

Para Marília Piccinini da Carvalhinha, coordenadora da Pós Graduação de Gestão Estratégica em Negócios e Varejo de Moda da FAAP, o desejo e a necessidade de marcas nacionais em expandir, abrir frentes para o crescimento e assim otimizar o posicionamento no mercado, envolvem inúmeras complexidades e impulsionam o investimento em estratégias inovadoras alinhadas com as tendências do varejo.

No curso oferecido pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o objetivo é justamente desenvolver no aluno conhecimentos multidisciplinares, que foquem na visão de marketing, operações e finanças, possibilitando uma junção de aprendizados que buscam também aperfeiçoar esta experiência que precisa ser levada ao cliente a partir de uma reestruturação feita da gestão de negócios de uma empresa. Na grade do curso estão disciplinas como Cultura da Moda, Tecnologia e Modelos de Negócios, Marketing e Comunicação, Gestão Financeira em Negócios, na Operação de Varejo e Atacada, Sustentabilidade, Merchandising Digital, Mídias Sociais Negociação e Administração de Conflito e Fashion Law.

O Fasion Law, por exemplo, é uma área que vem ganhando cada vez mais espaço no país, justamente por tratar do Direito da Moda, onde uma das principais finalidades é proteger as criações e tratar das questões legais que envolvem a indústria, tais como patentes, direitos autorais e concorrência. Um setor bastante promissor, já que, o número de grifes nacionais que vêm ganhando o mundo e internacionalizando as tendências brasileiras aumentou significativamente.

“É preciso contar com a expertise de profissionais preparados e antenados neste movimento de mercado, pois o varejo de moda envolve inúmeras complexidades, como as trocas de coleções constantes, a quantidade gigantesca de SKUs (modelos, cores e tamanhos), a subjetividade do estilo dos produtos, isso para não falar nos desafios da logística, cargas tributárias altíssimas até mesmo a defasagem das estações em relação ao hemisfério norte.  Tudo isso em um mercado que muda cada vez mais rápido e transita em meios de venda on e off-line”, conclui Marília.