Estreia da HBO, “Euphoria”, começou cheia de polêmicas ao redor do mundo devido ao seu conteúdo bem explicito e a quantidade exacerbada de nudes masculinos em apena um episódio. Porém, após o season finale, transmitido ao ar no dia 4 de agosto, é possível afirmar que a série foi muito além dessas polêmicas, tornando-se um fiel exemplo da juventude moderna mesmo com alguns furos ao longo da temporada.
Vício em drogas, depressão, ansiedade, relacionamentos abusivos, descoberta da sexualidade, aborto e até bitcoins foram alguns dos temas explorados pela série. A produção conseguiu mostrar, mesmo de forma bem gráfica, as consequências e aprofundamentos desses assuntos, tratando-os de forma tridimensional e sem a “glamourização” do conteúdo exposto.
Como se não bastasse, as questões técnicas da série também não deixaram nada a desejar. Cinematografia, trilha-sonora, figurinos e, principalmente, maquiagem, compuseram um trabalho impecável na produção, que conta com nomes como Drake e Sam Levinson. Inclusive, as makes diferentes e extravagantes que as personagens usam fizeram muito sucesso na internet, saindo da linha do comum e sendo usada como uma forma de expressão que as meninas sentiam em certas situações, como explicado pela maquiadora da série, Doniella Davy.
Um exemplo de como a caracterização na série é realmente única e marcante aos seus personagens é a própria protagonista, Rue, interpretada pela Zendaya. A maquiagem mais natural com um esfumado marrom nos olhos de Rue tem destaque no glitter vazando em sua cara, imitando um efeito de lágrima escorrendo. Assim como a personalidade da Rue, uma viciada em drogas que está com a cabeça perturbada, a distinção de sua maquiagem é realmente parecer bagunçada e angustiada.
______________________________
Por Niara Viana – Fala! PUC