Espécies de animais que você não sabia que existiam no Brasil
Menu & Busca
Espécies de animais que você não sabia que existiam no Brasil

Espécies de animais que você não sabia que existiam no Brasil

Home > Entretenimento > Cultura > Espécies de animais que você não sabia que existiam no Brasil

A fauna brasileira é, com certeza, a que possui a maior diversidade em espécie de animais em todo o mundo. Com um país com dimensões continentais, seria quase que impossível conhecer todas essas espécies, já que de tempos em tempos descobrimos novas espécies.

Sendo assim, iremos mostrar uma lista dos 5 animais que certamente você não sabia que existia no Brasil.

Harpia

Imagina você caminhando sozinho no escuro e dá de cara com uma Harpia? Pois é, trata-se de uma das maiores aves do mundo.

animais exóticos
Harpia. | Foto: Reprodução.

Florestal, pode ser encontrada na região amazônica e em alguns pequenos trechos de Mata Atlântica da região sudeste, especialmente no sul da Bahia e no norte do Espírito Santo.

É uma poderosa predadora, caça desde macacos, preguiças até bugios e outras presas, por vezes com peso e tamanho da própria ave. Também é conhecida como Uiraçu, Apacanim, Cutucurim, Guiraçu e Uiruuetê. 

Irará

animais que você não sabia que existiam
Irará. | Foto: Reprodução.

Não se engane pela aparência fofinha. O Irará pode medir até sessenta e cinco centímetros de corpo, fora a cauda. Também conhecido como Papa-mel e Cachorrinho-do-mato, tem o corpo fino e flexível, onde a cabeça passa, ele consegue entrar. Quando o Irará se zanga, ele exala um cheiro insuportável.

Candiru

animais exóticos no Brasil
Candiru. | Foto: Reprodução.

Atenção, rapazes, não nadem sem roupas nos rios da Amazônia. Sim, há relatos de Candirus que entraram pela uretra masculina. E, segundo relatos, dói muito. Mas o que são esses animais?

O Candiru é um peixe, também conhecido como peixe-vampiro, é uma espécie de peixe-gato que é considerado um parasita de água doce. Os adultos podem crescer até 16 centímetros de comprimento e podem ser encontrados em toda a bacia amazônica.

Jararaca Ilhoa

tipos de jararaca
Jararaca Ilhoa. | Foto: Reprodução.

Sim, nós temos uma das serpentes mais peçonhentas do mundo, e exclusivamente brasileira.

A Jararaca Ilhoa é encontrada em apenas um lugar do mundo, a Ilha da Queimada Grande, também conhecida como a Ilha das Cobras, que fica no litoral paulista, na cidade de Itanhaém. Sim, pessoas já vieram a óbito pela picada poderosa desse animal.

Sapinho-admirável-de-barriga-vermelha 

O sapinho-admirável-de-barriga-vermelha é uma espécie de anfíbio que vive apenas em um único lugar no mundo inteiro: o Perau de Janeiro (Município de Arvorezinha), no Rio Grande do Sul.

Os sapinhos-admiráveis-de-barriga-vermelha adultos são bem pequenos, medindo de 2,5 a 4 cm. Suas cores chamativas, principalmente o vermelho, são um alerta aos predadores, indicando que eles não devem ser ingeridos, pois são tóxicos.

Essa pequena lista nos dá uma ideia do quanto nossa fauna é rica em diversidade. Esse é nosso Brasil!

__________________________________
Por Wagner Mamed – Fala! FAM

Tags mais acessadas