A fauna brasileira é, com certeza, a que possui a maior diversidade em espécie de animais em todo o mundo. Com um país com dimensões continentais, seria quase que impossível conhecer todas essas espécies, já que de tempos em tempos descobrimos novas espécies.
Sendo assim, iremos mostrar uma lista dos 5 animais que certamente você não sabia que existia no Brasil.
Harpia
Imagina você caminhando sozinho no escuro e dá de cara com uma Harpia? Pois é, trata-se de uma das maiores aves do mundo.
Florestal, pode ser encontrada na região amazônica e em alguns pequenos trechos de Mata Atlântica da região sudeste, especialmente no sul da Bahia e no norte do Espírito Santo.
É uma poderosa predadora, caça desde macacos, preguiças até bugios e outras presas, por vezes com peso e tamanho da própria ave. Também é conhecida como Uiraçu, Apacanim, Cutucurim, Guiraçu e Uiruuetê.
Irará
Não se engane pela aparência fofinha. O Irará pode medir até sessenta e cinco centímetros de corpo, fora a cauda. Também conhecido como Papa-mel e Cachorrinho-do-mato, tem o corpo fino e flexível, onde a cabeça passa, ele consegue entrar. Quando o Irará se zanga, ele exala um cheiro insuportável.
Candiru
Atenção, rapazes, não nadem sem roupas nos rios da Amazônia. Sim, há relatos de Candirus que entraram pela uretra masculina. E, segundo relatos, dói muito. Mas o que são esses animais?
O Candiru é um peixe, também conhecido como peixe-vampiro, é uma espécie de peixe-gato que é considerado um parasita de água doce. Os adultos podem crescer até 16 centímetros de comprimento e podem ser encontrados em toda a bacia amazônica.
Jararaca Ilhoa
Sim, nós temos uma das serpentes mais peçonhentas do mundo, e exclusivamente brasileira.
A Jararaca Ilhoa é encontrada em apenas um lugar do mundo, a Ilha da Queimada Grande, também conhecida como a Ilha das Cobras, que fica no litoral paulista, na cidade de Itanhaém. Sim, pessoas já vieram a óbito pela picada poderosa desse animal.
Sapinho-admirável-de-barriga-vermelha
O sapinho-admirável-de-barriga-vermelha é uma espécie de anfíbio que vive apenas em um único lugar no mundo inteiro: o Perau de Janeiro (Município de Arvorezinha), no Rio Grande do Sul.
Os sapinhos-admiráveis-de-barriga-vermelha adultos são bem pequenos, medindo de 2,5 a 4 cm. Suas cores chamativas, principalmente o vermelho, são um alerta aos predadores, indicando que eles não devem ser ingeridos, pois são tóxicos.
Essa pequena lista nos dá uma ideia do quanto nossa fauna é rica em diversidade. Esse é nosso Brasil!
__________________________________
Por Wagner Mamed – Fala! FAM