Neste domingo (2), acontece o 1º turno das Eleições 2022. Eleitores de todo o país estão votando para decidir o próximo presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. A apuração começará às 17h, horário de Brasília.
As urnas abrem às 8h neste domingo e fecham às 17h, quando os votos começam a ser apurados. Todos os horários seguem o fuso de Brasília.
Cargos disputados
Nas eleições deste ano, além da vaga presidencial, candidatos concorrem às vagas de governador, senador e deputado federal, estadual e distrital.
Para o cargo de presidente apenas um candidato é eleito em todo o país, já para governador, são eleitos 27 candidatos, um por estado e um para o DF.
Para o cargo de Senador, por sua vez, também são eleitas 27 pessoas, uma por estado e uma para o Distrito Federal.
Isso porque, ainda que o Senado Federal seja composto por 81 parlamentares, a cada eleição é renovado apenas 1/3 da bancada.
Já falando de deputados, a conta fica um pouco mais complexa. Para o cargo de Deputado Federal são eleitos 513 candidatos, todas as cadeiras da Câmara entram em disputa.
A quantidade de deputados estaduais, por sua vez, é incerta, visto que a conta envolve o tamanho da população de cada estado e do Distrito Federal. Porém, o número também fica na casa das centenas.
Apuração das Eleições 2022
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), levando em conta o horário de Brasília, a apuração das eleições começa assim que o horário de votação se encerra, às 17h.
Os candidatos a presidente no 1º turno são 11. Os três que lideram as intenções de voto são: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT).
Veja quem completa a lista de candidatos:
- Eymael (Democracia Cristã);
- Felipe D’Ávila (Novo);
- Leonardo Péricles (Unidade Popular);
- Padre Kelmon (PTB);
- Simone Tebet (MDB);
- Soraya Thronicke (União Brasil);
- Sofia Manzano (PCB);
- Vera Lúcia (PSTU);
Será possível acompanhar a apuração das eleições 2022 em tempo real pelo aplicativo “Resultados”, disponível para Android e iOS, e no site de mesmo nome, ambos canais oficiais do Tribunal Superior de Eleitoral.
__________________________________
Por Bianca Sousa – Redação Fala!