Dicas para a conservação de instrumentos musicais
Menu & Busca
Dicas para a conservação de instrumentos musicais

Dicas para a conservação de instrumentos musicais

home > Notícias > Urbano > Dicas para a conservação de instrumentos musicais

Evite que seu instrumento tenha contato direto com sol ou que fique exposto à umidade ou chuva.Tenha cuidado na hora de manuseá-lo para evitar batidas. Mantenha-o em uma case apropriada. Não o deixe sem uma proteção em qualquer lugar que seja. Sempre lave as mãos antes de tocar. Pode parecer um cuidado excessivo, mas isso evita que seu instrumento crie aspecto pegajoso e acumule gordura.

Procure um luthier sempre que seu instrumento apresentar qualquer tipo de defeito ou diferença notável no som produzido ou em sua aparência Evite deixar seu instrumento próximo a aparelhos com fortes correntes eletromagnéticas.E, claro, limpe seu instrumento depois de tocar (ou ao menos uma vez por semana). Aí vão algumas dicas mais específicas de como realizar essa limpeza em cada instrumento específico.

INSTRUMENTOS DE CORDAS

Para guitarras e violões, procure passar um pano seco após o uso, principalmente nas cordas, para que não ocorra o acúmulo de poeira e gordura. O mais indicado é que você utilize produtos que são próprios para a limpeza das cordas e da madeira. Outra dica é aproveitar o momento que você for trocar o encordoamento – importante lembrar de trocar uma corda por vez – para fazer uma limpeza geral. Principalmente na escala, a qual terá um melhor acesso.

INSTRUMENTOS DE TECLAS

Para pianos, que desafinam facilmente, a melhor opção é contatar um profissional para fazer a manutenção. No entanto, após o uso, é recomendado sempre passar um pano seco na parte externa.

INSTRUMENTOS DE SOPRO

Os instrumentos de sopro, como flautas doces e transversais, devem ser frequentemente limpos em seu interior com uma gaze após o uso. Para a parte externa, pode ser utilizado um pano seco. É indicado que, a cada três meses, seu instrumento seja desmontado e limpo com produtos não corrosivos ou abrasivos.

INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO

Em geral, mantenha o mesmo cuidado de passar um pano seco diariamente. Se for possível desmontar seu instrumento, como é o caso das baterias, escolha um ambiente espaçoso e arejado para fazer a limpeza completa. Lembre-se de não usar produtos abrasivos. Você pode comprar produtos especiais, como os polidores de prato para limpeza de baterias, por exemplo.

________________________________________
Por Carol Tolentino – Fala! Mackenzie

0 Comentários

Tags mais acessadas