segunda-feira, 24 junho, 24
HomeCulturaDia do Telefone: Entenda a origem e a importância da data

Dia do Telefone: Entenda a origem e a importância da data

O telefone já faz parte da realidade da humanidade há muitos anos e sofreu diversas alterações. Mas foi no dia 10 de março de 1876 que sua primeira versão foi criada. É por isso que nesta data é comemorado o Dia do Telefone!

Ainda não conhece essa história? Entenda a seguir a origem e a importância desta data comemorativa!

Dia do Telefone
Conheça a origem do Dia do Telefone. | Foto: Montagem/ Pexels

A origem do telefone

Era dia 10 de março de 1876 quando o cientista e empresário escocês Alexander Graham Bell realizou a primeira transmissão elétrica de voz por um aparelho que inventou, que recebeu o nome de telefone.

No entanto, apesar de Graham Bell ter conseguido criar o primeiro protótipo do aparelho, muitas outras tentativas já haviam sido feitas anteriormente. Como exemplo, o pesquisador alemão Johann Philipp Reis foi um dos pioneiros no campo que hoje conhecemos como telecomunicações.

Além disso, Bell também teve um concorrente na década de 70: o engenheiro eletricista Elisha Gray. Os dois disputaram o direito de patentear o telefone, mas Graham Bell foi mais rápido e conquistou vantagens legais para prosseguir com o projeto.

Vale lembrar também que o escocês não teria conseguido desenvolver o primeiro aparelho sem as contribuições do italiano Antonio Meucci, que criou o telégrafo e o princípio do que daria origem ao telefone. Não é à toa que, em 2002, o EUA reconheceu o italiano como o inventor oficial do telefone.

No Brasil, o primeiro aparelho surgiu em 1877 e pertencia ao imperador D. Pedro II, que tinha uma linha que ia do palácio ao centro da cidade.

A importância da data

Ao longo de todos esses anos, a tecnologia foi avançando e o telefone passou por diversas transformações. Mas tudo isso só foi possível graças a criação do primeiro aparelho, assim como dos estudos anteriores que foram essenciais para que Graham Bell colocação o projeto em prática.

A data é uma forma de homenagear uma grande conquista científica, que revolucionou a maneira de se comunicar. Assim, neste Dia do Telefone, comemoramos a criação de Graham Bell e refletimos sobre a importância das transformações tecnológicas para nossas vidas ao longo dos anos.

____________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS