domingo, 5 maio, 24
HomePolíticaDebate na Globo para governador em SP: veja os melhores momentos

Debate na Globo para governador em SP: veja os melhores momentos

Nesta quinta-feira (27), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) participaram do debate na Globo. Os candidatos ao governo de São Paulo, que disputam o segundo turno neste domingo (30), debateram sobre diversos assuntos políticos, como o salário mínimo, fome e vacinação.

O evento contou com a mediação do jornalista César Tralli e foi transmitido pela TV Globo, G1 e Globonews. A seguir, confira os melhores momentos do debate na Globo.

Debate na Globo
Veja como foi o Debate na Globo com candidatos ao Governo de São Paulo. | Foto: Montagem/ Reprodução

Melhores momentos do debate na Globo

Vacinação e frequência escolar

A ordem do debate foi definida por sorteio e Haddad questionou Tarcísio sobre como ele pretende lidar com o problema da frequência escolar e da vacinação das crianças.

“Com relação a questão da vacinação, eu vou trabalhar incessantemente para que a vacinação seja um sucesso. O Brasil tem uma tradição de vacinação. Eu tenho certeza que você vacinou seus filhos, eu vacinei meus filhos e é muito fácil convencer cada pai, cada mãe a vacinar seus filhos. E nós vamos levar a vacina onde os pais estiverem, nós vamos trabalhar para que o plano nacional de imunização continue sendo um sucesso, investindo em propaganda, investindo em comunicação, investindo em convencimento e a gente não precisa obrigar um pai e uma mãe a vacinar seu filho. Eles sabem que tem que vacinar. E com relação à frequência, tem uma coisa muito interessante. Nós vamos aumentar o bolsa do povo direcionado aos estudantes”, respondeu o candidato a reeleição.

Famílias em situação de rua

Tarcísio questionou o petista sobre que medidas ele tomaria para lidar com o problema das famílias em situação de rua. “Nós vamos oferecer para essa população todas as possiblidades possíveis e necessárias para que ela encontre um caminho. Portanto, a solução não será única. Existem pessoas, famílias que irão receber um auxílio aluguel, existem famílias que vão receber a renda básica, existem indivíduos que não têm nenhum tipo de dependência química, nós vamos abrir uma frente de trabalho. Existem pessoas que têm dependência química e estão colocando em risco a sua vida ou a vida de terceiros. Aí nós vamos pedir para o médico fazer um laudo e fazer a internação dessa pessoa”, respondeu Haddad.

Tarcísio critica programa de Haddad para combater a Cracolândia

O candidato à reeleição criticou política adotada por Haddad e chamou de “Bolsa Crack”.

“Se a gente procurar no Google, a gente vai ver lá ‘bolsa crack’. Foi o que resultou o seu programa de combate á Cracolândia. No final das contas você acabou dando um dinheiro que incentivou as pessoas a consumirem mais drogas. E talvez por isso você tenha fracassado na questão do enfrentamento da Cracolândia, que não percebeu a complexidade de aliar várias políticas públicas, entre elas a de habitação, porque ninguém está indo para as ruas para consumir drogas, as pessoas estão consumindo drogas porque estão na rua. Se você não tiver uma política de habitação consistente, você não vai resolver o problema”, afirmou o candidato.

Transparência da atividade policial

A transparência da atividade policial também foi assunto no debate. O petista começou questionando o adversário se ele acredita que a transparência atrapalha a atividade policial. O candidato do Republicanos respondeu: “Transparência sempre ajuda, treinamento sempre ajuda. A Polícia Militar de São Paulo é uma polícia extremamente competente”.

Haddad aproveitou o assunto para citar o caso do tiroteio em Paraisópolis. “Um amigo teu, do Ministério da Infraestrutura, que faz a segurança com você, pediu para um cinegrafista apagar imagens que ele tinha filmado em Paraisópolis, onde aconteceu uma morte, não sabemos em que condições. Você concorda com a atitude dele? Você acha que aquele companheiro seu que é ligado a inteligência agiu corretamente a constranger um profissional da imprensa a apagar imagens de um evento onde aconteceu um homicídio? Transparência vale para todo mundo ou para esse seu amigo não vale?”, questionou.

Considerações Finais de Tarcísio de Freitas

Para fechar o Debate na Globo, cada candidato teve direito a fazer suas considerações finais. Tarcísio discursou: “Nós temos duas linhas muito diferentes para o estado de São Paulo. A linha do verde e amarelo, a linha do vermelho, alinha da esperança, a linha do medo, a linha da prosperidade versus a linha do atraso, a linha da iniciativa versus a linha do estado gigante, das obras que vão ficar inacabadas, das promessas que não vão ser cumpridas de uma pessoa que não sabe fazer”.

Veja as considerações finais completa:

Considerações Finais de Fernando Haddad

Fernando Haddad então partiu para suas considerações finais. “Compare o que eu fiz por São Paulo com o que meu adversário fez, rigorosamente nada, teve quatro anos e voltou as costas para o Estado e só recentemente ele decidiu ser govenador, ia ser senador lá em Goiás. Decidiu na última hora vir para cá, não é assim que se trata um estado da importância de São Paulo”.

No primeiro turno das Eleições 2022, Tarcísio terminou com 42,32% e Haddad com 35,70%. A decisão acontecerá no segundo turno, realizado neste domingo (30).

_________________________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!