O novo coronavírus, doença considerada uma pandemia pela OMS (Organização Mundial da Sáude), já se alastrou por mais de 185 países e pode ser encontrado em todos os continentes do globo, com uma taxa de mortalidade surpreendente.
Coronavírus apresenta taxa de mortalidade surpreendente na França
A França é o país que mais tem tido dificuldade para cuidar de seus infectados, apresentando uma taxa de mortalidade de 18%. O país já ocupa o quarto lugar no ranking de países com o maior número de infectados diagnosticados com Covid-19, com mais de 166.688 doentes e cerca de 24.121 mortos.
Em segundo lugar, os países com maior número de mortes, se comparado com o número de infectados, são Reino Unido, com 166 mil doentes e 26 mil mortes, e Itália, com 200 mil infectados e 27 mil mortes, ambos com uma taxa de 13.5%. Em sequência vem a Espanha, com 11.3% de taxa de mortalidade, apresentando mais de 236 mil doentes e cerca de 24 mil vítimas fatais levadas pelo coronavírus.
O Brasil apresenta uma taxa de mortalidade de 6%. Até hoje (30/4), cerca de 79.685 pessoas já foram diagnosticadas com coronavírus e 5.513 delas foram vítimas fatais da doença.
O Presidente Jair Bolsonaro deu uma declaração polêmica quando uma jornalista informou a ele que o Brasil já havia ultrapassado o número de mortes por coronavírus da China, que apresentou 4.643 vítimas de Covid-19.
E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre.
No entanto, estima-se que tanto o número mortes quanto o número de infectados, no Brasil, possa ser maior do que o registrado e não esteja sendo contabilizado por dificuldades no sistema de saúde público e carcerário, além de uma possível defasagem na atualização de dados devido à rapidez com a qual a doença avança. De acordo com estudo realizado pelo Observatório Covid-19 BR, o atraso na atualização de dados pode ser até de 20 dias.
Contabilizando os dados de todos os países do mundo, há cerca 3.209.984 infectados e 228.057 mortos pelo Covid-19. Os Estados Unidos apresentam o maior registro de doentes, com mais de 1 milhão de infectados e contabilizando em torno de 70 mil mortes.