Conheça cinco filmes com trilhas sonoras marcantes
Menu & Busca
Conheça cinco filmes com trilhas sonoras marcantes

Conheça cinco filmes com trilhas sonoras marcantes

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Conheça cinco filmes com trilhas sonoras marcantes

Veja cinco filmes com músicas marcantes e essenciais para construir a história

Atualmente, assistir a filmes é uma prática de lazer muito comum, afinal, é um ótimo modo de se divertir, além de proporcionar um misto de emoções e sensações. Assim, muitos elementos são primordiais nas produções cinematográficas para a história ser contada da forma mais envolvente possível, a fim de despertar a atenção dos espectadores.

Sem dúvida, a trilha sonora é um desses elementos que contribuem para tecer a narrativa e fazer com que aqueles que assistem ao filme mergulhem de cabeça na trama retratada. Sejam românticas, dramáticas, de suspense ou até instrumentais, as músicas inseridas em uma cena podem mudar completamente a mensagem transmitida no momento, tendo, inclusive, a incrível capacidade de emocionar e tocar corações. 

Confira, agora, cinco filmes que possuem trilhas sonoras marcantes e inesquecíveis!

Filmes com trilhas sonoras marcantes

1. Na Natureza Selvagem (2007)

filmes
Cartaz do filme Na Natureza Selvagem. | Foto: AdoroCinema.

O filme Na Natureza Selvagem foi baseado na história verídica de Christopher McCandless e, por isso, conta com objetos e algumas pessoas que fizeram parte da vida real desse jovem. A história se passa no início da década de 90 e narra a jornada de Christopher (Emile Hirsch) após decidir viajar rumo ao Alasca. Filho de pais ricos e recém-formado em uma importante universidade, o jovem decide doar os seus bens para caridade e embarcar em uma viagem para buscar, na natureza, a sua liberdade e a sua verdadeira identidade. Nessa jornada, vivencia experiências e conhece pessoas que serão responsáveis por grandes transformações internas. 

A trilha sonora, com músicas feitas especialmente para a obra, é essencial para contar essa história, complementando as cenas e fornecendo a dose de emoção necessária para comover e tocar os espectadores. Vale citar Society (do compositor Jerry Hannan), cantada por Eddie Vedder, como uma das músicas mais marcantes do filme, principalmente por retratar críticas à sociedade que se assemelham aos ideais e propósitos de McCandless, que enxerga uma sociedade consumista, obcecada por bens materiais e presa em suas próprias criações.

2. Nasce uma Estrela (2018) – um dos filmes com trilha sonora mais marcante

Nasce uma Estrela
Cartaz do filme Nasce uma Estrela. | Foto: AdoroCinema.

O filme Nasce uma Estrela é protagonizado por Bradley Cooper e Lady Gaga e conta a história de amor entre Jackson Maine (Cooper), cantor de sucesso, e Ally (Gaga), cantora que trabalha em um restaurante. Eles se conhecem em um bar e ele fica impressionado com a performance de Ally cantando o famoso sucesso La Vie en Rose (compositores: Édith Piaf e Louis Guglielmi Louiguy). Assim, eles vão se conhecendo melhor e acabam se casando. No entanto, enquanto ela começa a fazer sucesso como cantora, ele começa a ter sérios problemas com bebidas alcoólicas, o que acaba influenciando a sua carreira e o relacionamento dos dois.  

As músicas são fundamentais na obra não por servirem apenas para completar as cenas, mas porque são parte da história, dando significado e sentido a muitos momentos. A produção cinematográfica conta com faixas musicais que vão desde canções românticas e poéticas até tristes e dramáticas. É importante destacar na trilha sonora Shallow (compositores: Andrew Wyatt Blakemore, Lady Gaga e Stefani J Germanotta), vencedora do Oscar na categoria de melhor canção original, e I’ll Never Love Again, cantada em uma das partes mais emocionantes do filme.

3. Donnie Darko (2001)

filmes com as melhores trilhas sonoras
Cartaz do filme Donnie Darko. | Foto: AdoroCinema.

O filme Donnie Darko aborda a realidade do adolescente Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) e sua difícil jornada até concretizar seu destino. Ele é escolhido para a importante missão de trazer equilíbrio ao universo em um prazo de 28 dias e, para isso, é guiado por Frank, um homem com uma grande fantasia de coelho, que apenas é visto pelo protagonista. O insucesso de sua tarefa pode desencadear consequências gravíssimas e irreversíveis para toda a humanidade, o que torna o desafio de Donnie ainda mais importante e essencial. 

A trilha sonora também é fundamental nessa obra, principalmente por contemplar uma variedade de estilos e por conter canções que se encaixam perfeitamente nas cenas. É notório que há uma seleção muito minuciosa de cada música, sendo um grande exemplo a escolha de Mad World (composta por Roland Orzabal) para uma das partes do filme, música cuja letra está totalmente relacionada ao desenrolar da narrativa e ao momento em que está inserida. 

4. Coringa (2019)

coringa
Cartaz do filme Coringa. | Foto: AdoroCinema.

O grande sucesso de bilheterias Coringa, protagonizado brilhantemente por Joaquin Phoenix, narra a história de Arthur Fleck (Phoenix), comediante desvalorizado e maltratado pela sociedade que passa por inúmeras dificuldades em seu cotidiano. Após ser demitido da agência em que trabalhava, ele assassina brutalmente três homens no metrô e, a partir desse momento, sua vida se transforma de maneira significativa. O enredo do filme aborda, por meio de diálogos profundos e cenas simbólicas, temas extremamente importantes, como violência e transtornos mentais.

A trilha sonora, juntamente a diversos outros elementos da produção, ajuda a construir o universo e a atmosfera densa e provocativa de Coringa. As sequências fortes do filme, muitas vezes, são acompanhadas por músicas que enriquecem ainda mais o momento. A música Smile (compositores Geoffrey Claremont Parsons, James John Turner Phillips e Charles Chaplin), exemplo disso, é um destaque no filme e no trailer, principalmente por estar muito relacionada ao protagonista da história que, apesar de enfrentar desafios, sempre se mantém sorrindo, mesmo nos momentos mais improváveis e até inoportunos.

5. La La Land: Cantando Estações (2017)

filmes com trilhas sonoras marcantes
Cartaz do filme La La Land: Cantando Estações, um dos filmes com trilha sonora marcante. | Foto: AdoroCinema.

La La Land: Cantando Estações, filme indicado ao Oscar em mais de dez categorias, conta a história conturbada de Sebastian (Ryan Gosling) e Mia (Emma Stone). Enquanto ele era um pianista de jazz, ela era uma atriz iniciante e ambos moravam na famosa cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Após se conhecerem, os dois se apaixonam, mas enfrentam várias dificuldades à medida que buscam conciliar o relacionamento amoroso com o sucesso profissional. 

A produção cinematográfica pode ser considerada uma comédia romântica musical e, por isso, as músicas constituem um importante pilar de sua história. Assim, a trilha sonora contribui para trazer leveza e para desenvolver a narrativa de uma maneira poética e tocante. A famosa canção City of Stars (compositores: Benj Pasek, Justin Hurwitz e Justin Paul), cantada pelos protagonistas no filme, está em um dos momentos mais marcantes da história e possui uma sensibilidade e uma delicadeza que a tornam memorável na obra.

____________________________
Por Camille Magri Garabosky – Fala! Cásper

Tags mais acessadas