Conheça 5 filmes que revolucionaram a história das animações
Menu & Busca
Conheça 5 filmes que revolucionaram a história das animações

Conheça 5 filmes que revolucionaram a história das animações

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Conheça 5 filmes que revolucionaram a história das animações

As animações consistem em imagens repetidas, sequenciais, com apenas pequenas modificações entre elas, e aceleradas, o que produz a ilusão de movimento. Atualmente, graças à computação gráfica, esse processo se tornou muito menos trabalhoso e aumentou, consequentemente, a quantidade de obras do gênero.

Filmes animados estão longe de serem recentes, eles vêm desde o século XIX, durante a era do cinema mudo, e perduram, mais intensamente do que nunca, até os dias atuais. Confira cinco produções que mudaram o curso dessa forma de arte: 

Filmes que revolucionaram a história das animações

Pauvre Pierrot (1892) 

animações
Pauvre Pierrot. | Foto: Reprodução. 

De autoria de Charles-Émile Reynaud, esse curta francês é considerado como uma das primeiras animações. A versão original, perdida, pois Reynaud se desfez das 500 imagens pintadas à mão atirando-as no Rio Sena, durava 15 minutos. Contudo, em 1996, houve uma reconstrução de quatro minutos da obra, que pode ser assistida por meio do YouTube.

O dia internacional da animação, 28 de outubro, é em homenagem à exibição dessa animação pioneira.

O Vapor Willie (1928)

animações da Disney
O Vapor Willie, da Disney. | Foto: Reprodução. 

Dirigido por Ub Iwekers, quem desenhou o personagem símbolo da Disney, Mickey, e por Walt Disney, o fundador da multinacional, esse curta-metragem se caracteriza como bastante revolucionário. Nele, o espectador é apresentado às figuras que se tornariam reconhecidas por todo globo: Mickey, Minnie e o vilão João Bafo de Onça.

A Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

A Branca de Neve e os Sete Anões
A Branca de Neve e os Sete Anões, da Disney. | Foto: Reprodução. 

A história dessa princesa, adaptada do conto dos irmãos alemães Grimm, é o primeiro longa-metragem animado da Disney, bem como o primeiro totalmente em cores.

O filme fez um sucesso estrondoso, ao passo que inaugurou os clássicos da Disney, foi lançado nos cinemas por diversas vezes e, até 83 anos depois, é muito querido pelas crianças.

A Viagem de Chihiro (2001) 

A Viagem de Chihiro
A Viagem de Chihiro, do estúdio Ghibli. | Foto: Reprodução. 

De direção de Hayao Miyazaki, essa produção japonesa é considerada uma das melhores animações de todos os tempos e um dos melhores longas da década de 2000. Esse filme, o mais conhecido do estúdio Ghibli, é ganhador de um Oscar e diversos outros prêmios, como o Urso de Ouro, no festival de Berlim.

Kiriku e a Feiticeira (1998)

animações mais antigas
Kiriku e a Feiticeira. | Foto: Reprodução. 

O filme de animação francês foi inspirado na lenda de Kiriku, aprendida na Guiné pelo diretor Michel Ocelot, que viveu a infância no país. Esse longa-metragem mudou o curso do cinema por diversificar as temáticas desse gênero, tão centrado no universo europeu e norte-americano, e por ampliar os horizontes das crianças, infelizmente não acostumadas a narrativas que não remetem ao ocidente. 

____________________________
Por Maria Fernanda Maciel – Fala! Cásper

Tags mais acessadas