Todo semestre, com a abertura do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a possibilidade de entrada no ensino superior por meio da nota do Enem se inicia. E os dias 16 à 19 de junho, ansiosamente aguardados, seriam decisivos para milhares de jovens ao redor do Brasil.
No entanto, neste mês, o Sisu 2020.2 simplesmente não foi ao ar na data prevista, sem nenhum aviso prévio – o que gerou insatisfação nas redes sociais e deixou os participantes do concurso confusos, sem orientação do que fazer em seguida.
Mais tarde, no mesmo dia (16), o então ministro da Educação, Abraham Weintraub se pronunciou em sua página no Twitter: “As inscrições para o Sisu do segundo semestre vão de 7 a 10 de julho. O edital será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. Até o momento, as instituições públicas já disponibilizaram 51 mil vagas (nº pode subir)”, mas não apresentou justificativa clara para o adiamento das inscrições. Por outro lado, trouxe uma novidade, anunciando a oferta de vagas para cursos a distância na plataforma.
Inscrições no Sisu 2020.2
E, assim, com atraso, as novas datas referentes às inscrições no Sisu 2020.2 foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) na quarta-feira (17):
- Abertura das inscrições: 7 de julho
- Encerramento das inscrições: 10 de julho (até 23:59)
- Divulgação dos resultados: 14 de julho
- Abertura das matrículas: 16 de julho
- Encerramento das matrículas: 21 de julho
- Período de manifestação para lista de espera: 14 a 21 de julho (até 23:59)
Com o adiamento do Sisu, o período de inscrição para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também foi alterado. Agora, o ProUni estará aberto para os estudantes entre 14 e 17 de julho, e o Fies entre 21 e 24 de julho.
_______________________________
Por Luana Reis – Fala! UFRJ