Confira oito quadrinistas brasileiros independentes
Menu & Busca
Confira oito quadrinistas brasileiros independentes

Confira oito quadrinistas brasileiros independentes

Home > Entretenimento > Geek > Confira oito quadrinistas brasileiros independentes

Entrar para o mundo dos quadrinistas não é tão simples quanto aparenta, muitas vezes, é preciso começar de maneira independente para poder crescer. Uma dessas formas é lançar sua obra no website Catarse, uma plataforma de arrecadação de dinheiro em forma coletiva (como uma vaquinha), e depois ir entrando em editorias.

Nessa lista, separamos alguns quadrinistas pouco famosos para você conhecer melhor algumas HQs criadas dessa maneira e seus autores, conhecendo melhor o trabalho de cada um. Muitos deles foram indicados ao Troféu HQ Mix, prêmio brasileiro que tem a intenção de “divulgar, valorizar e premiar a produção de quadrinhos, humor gráfico, animação e assemelhado”, escolhidos por artistas e profissionais da área, editores, jornalistas e pesquisadores brasileiros.

Conheça 8 quadrinistas brasileiros independentes

Marcello Quintanilha

Marcello Quintanilha
Marcello Quintanilha. | Foto: Reprodução.

Marcello Quintanilha nasceu em Niterói, em 1971, e atualmente mora em Barcelona. Tornou-se quadrinista profissional ainda adolescente, na década de 80, desenhando gibis de horror e artes marciais para a editora Bloch.

Em 1990, começou a publicar seus quadrinhos em revistas como a General, Nervos de Aço e Heavy Metal. Quintanilha já recebeu prêmio no Salão Carioca de Humor, na Bienal do Rio, e o Angoulême com Tungstênio, sucesso internacional. Outros quadrinhos do autor são Hinário Nacional, Luzes de Niterói, Talco de Vidro e Todos os Santos.

Camilo Solano

Camilo Solano
Camilo Solano. | Foto: Reprodução.

Autor de diversas HQs independentes e pouco conhecidas, Camilo Solano nasceu no interior de São Paulo, em São Manuel. Já foi indicado ao prêmio Jabuti, com Semilunar, ao Troféu HQMix, com Inspiração e Captar, este último ao lado de Thobias Daneluz.

Outras de suas obras são Onde eu tavo?, Desengano, O Fio do Vento (pela editora Veneta), no projeto da Graphic MSP do Mauricio de Sousa com Cascão Temporal, e Badida, história escrita ao lado de seu estreante irmão, Aldo Solano.

Shiko

Shiko
Shiko. | Foto: Reprodução.

Shiko é grafiteiro, ilustrador, autor de quadrinho, roteirista e diretor de curtas-metragens. Nascido na cidade de Patos, no sertão paraibano, em 1976, começou a produzir seu material já na adolescência, e colaborando para revistas independentes como Café Espacial e Graffiti 76% Quadrinhos.

Foi indicado também ao Troféu HQ Mix como revelação pelo álbum independente Blue Note, suas obras mais conhecidas são Lavagem, que virou curta-metragem produzido por ele mesmo, e Piteco Ingá, parte da coleção Graphic MSP.

Bianca Pinheiro

Bianca Pinheiro
Bianca Pinheiro. | Foto: Reprodução.

Bianca Pinheiro nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em Curitiba desde criança. Formada em Artes Gráficas e pós-graduada em Histórias em Quadrinhos, a autora tornou-se quadrinista a partir do blog A Vaca Voadora, em 2012, com sua webcomic Bear, que passaria a ser publicada dois anos depois pela Editora Nemo e a faria ganhar o Troféu HQ Mix de Novo talento com os dois volumes dessa saga.

Já lançou quadrinhos independentes como Dora e Meu pai é um homem da Montanha, com o marido Gregório Bert, além de outro quadrinho ao lado dele publicado pela editora Pipoca e Nanquim, Sobo Solo. Bianca também participou da coleção Graphic MSP com Mônica Força e Tesouros.

Luciano Salles

Luciano Salles
Luciano Salles. | Foto: Reprodução.

Nascido em Araraquara, interior de São Paulo, Luciano Salles se tornou quadrinista e ilustrador da Folha de S. Paulo. Autor de histórias independentes em quadrinho, como Eudaimonia e Limiar: Dark Matter.

Salles já foi indicado ao Prêmio HQ Mix com suas obras L’Amour: 12 oz, O quarto Vidente e Luzcia, a Dona do Boteco. Seu quadrinho mais recente é Grand Prix Metanoia, lançado também de forma independente, em 2019, através de ajuda na plataforma Catarse. Luciano possui um blog, o Dimensão Limbo, onde escreve textos e anuncia seus próximos projetos.

Paulo Crumbim e Cristina Eiko

Paulo Crumbim e Cristina Eiko
Paulo Crumbim e Cristina Eiko. | Foto: Reprodução.

Cristina Eiko e Paulo Crumbim são casados e atuam juntos nas histórias em quadrinhos (por isso estão juntos na lista), desde 2010 publicam no site de webcomics Quadrinhos A2, que conta o dia a dia do casal e suas aventuras de forma bem humorada, já tiveram várias edições dessa saga lançadas em formato impresso e, em uma delas, venceu o Troféu HQ Mix de “melhor publicação independente”. Também participantes do projeto Graphic MSP com a história Penadinho Vida, tiveram essa HQ publicada na França sob o nome Fantomino.

Ryan Smallman

Ryan Smallman
Ryan Smallman. | Foto: Reprodução.

Nascido em Ohio, nos Estados Unidos. Porém, vive no Brasil, em Bauru, desde os 6 anos de idade, Ryan Smallman é o principal ilustrador do site Omelete e especializado do seu departamento criativo de design desde 2017.

É um novato na profissão de quadrinista, lançando seu quadrinho de estreia, Busker, de forma independente em 2019 – e sendo indicado para o Troféu HQ Mix no mesmo ano.

Jefferson Costa

Jefferson Costa
Jefferson Costa. | Foto: Reprodução.

Ilustrador e quadrinista, Jefferson Costa é responsável por quadrinhos independentes como Ainda? (volumes 3 e 5), Gibi Quântico (volumes 1 e 2) e Arcane Sally & Sr. Vapor.

Ao lado e Lillo Parra escreveu as histórias La Dansarina e A tempestade, este último ganhou o Troféu HQ Mix em “adaptação de quadrinho”, em 2013. Sua obra mais recente é Roseira, Medalha, Engenho e outras histórias, lançada pela editora Pipoca e Nanquim. Costa também participou da coleção Graphic MSP ao lado de Rafael Calça com Jeremias Pele.

_______________________________________
Por Niara Viana de Brito – Fala! PUC

Tags mais acessadas