Confira 5 cidades para visitar no sul do Brasil
Menu & Busca
Confira 5 cidades para visitar no sul do Brasil

Confira 5 cidades para visitar no sul do Brasil

Home > Lifestyle > Viagens > Confira 5 cidades para visitar no sul do Brasil

Gama diversa de lindas praias, cataratas de tirar o fôlego, arquiteturas de estilo europeu, aventuras radicais e outras vastas singularidades é o que tornam a região sul do Brasil tão encantadora e atrativa para turistas de diversas partes do mundo.

Marcada por ser a região mais fria do País, a neve e as geadas, em certos períodos do ano, despertam a curiosidade de milhares de visitantes, além de que sua cultura e vegetação, formada pelos Pampas, Mata das Araucárias e Mata Atlântica, destacam a rica e esplêndida beleza da região.

Portanto, siga a matéria e descubra os lugares do sul do Brasil que mais se encaixam ao seu perfil de viajante!

Cidades no sul do Brasil para visitar

1- Florianópolis

florianópolis
Florianópolis, uma das cidades que mais se destacam no Brasil. | Foto: Reprodução/ Tô de passagem.

Famosa por suas praias espetaculares, Florianópolis atrai milhares de turistas ao longo dos anos, principalmente durante o verão, quando a temperatura se eleva, permitindo uma experiência fantástica aos banhistas.

Pela capital propiciar inúmeros locais atrativos aos visitantes, o passeio City Tour Floripa by Bus é uma ótima alternativa para que se possa conhecer os principais pontos turísticos da cidade como o Mirante Ponto de Vista, o Mercado Municipal, o Palácio Cruz e Souza (Museu Histórico de Santa Catarina), a Lagoa da Conceição, além das lindas praias de Joaquina, Jurerê internacional, Barra da Lagoa, entre outras.

Outras ótimas opções são os passeios radicais como os de rafting no Rio Cubatão, voos duplos de parapente, trilhas aquáticas no Parque Estadual do Rio Vermelho, assim, colocando os turistas próximos da belíssima natureza local.

2- Gramado

gramado
Gramado. | Foto: Andy Spinelli.

Para quem é apaixonado por frio, cidades coloniais europeias e uma gastronomia impecável, Gramado pode ser uma das melhores opções para se visitar no sul do País. Muito badalada durante o inverno, a cidade passou a ganhar fama por conta do seu cenário de filme, marcado pela umidade e neblina sobre as ruas e pela degustação das deliciosas comidas típicas da região como fondue, vinhos e chocolates, além de poder vivenciar aquele famoso clichê de tomar um saboroso chocolate quente em frente à lareira de um chalé estilo alemão.

Como duas grandes atrações na cidade da Serra Gaúcha, tem-se: o parque Snowland, sendo o maior parque de neve indoor da América Latina, com atrações como Tubing, Ice Motion, Ice Slide, Flash Mob na Neve, Patinação, Show de Patinação Artística no Gelo, entres outros, e o Parque Estadual do Caracol, que também faz parte de Canela, vizinha de Gramado, em que trilhas ecológicas e o observatório, de 27 metros de altura, permitem que os turistas sintam a energia natural das matas, além de poder conhecer e chegar perto da famosa Cascata do Caracol, por meio dos fascinantes passeios de bondinho. 

3- Foz do Iguaçu

sul do Brasil
Foz do Iguaçu. | Foto: Trip Advisor.

Foz do Iguaçu, cidade do estremo oeste do Paraná, é uma das que mais atrai turistas na região sul, por conta das famosas Cataratas do Iguaçu e de sua proximidade com o Paraguai, em que muitos gostam de fazer compras, e com a Argentina, no qual se encontram a outra parte das cataratas, localizadas no Parque Nacional Iguazú.

Com uma gama imensa de pontos turísticos, a cidade possui atrações de todos os gostos, para aqueles que gostam de fazer passeios ecológicos, como o Parque das Aves e o Refúgio Biológico Bela Vista, para os que gostam de conhecer construções faraônicas, como Itaipu Binacional, para quem gosta de conhecer a cultura local, como o Marco das Três Fronteiras, entre outras incríveis experiências, como o Dreams Ice Bar (bar de gelo), o Vale dos Dinossauros e o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho.

4- Cambará do Sul

turismo no sul do Brasil
Cambará do Sul. | Foto: Reprodução/ Mundo Viajar.

Marcada pelo Ecoturismo e Turismo de Aventura, a cidade abriga os famosos cânions do Itaimbezinho e de Fortaleza. O primeiro é o que possui maiores infraestruturas para os turistas, oferecendo vistas incríveis das cachoeiras e da Mata Atlântica, além de que, em uma das trilhas, são liberadas áreas para banho em cachoeira, já no segundo, a vista do mirante se torna imperdível, chegando a uma altura de mais de 1200 metros, assim, podendo enxergar cerca de 90% de todo o cânion e, até mesmo, a praia de Torres (a mais de 40km de distância) em dias de céu limpo.

Para quem ama adrenalina, a cidade de Cambará do Sul pode se tornar uma ótima opção. Passeios a cavalo, bote, bike, rapel, além dos off road, são grandes formas de intensificar a experiência dos turistas ao visitarem os rios, por onde os tropeiros cruzavam, a Pedra do Segredo (bloco de rocha de 5 metros de altura, pesando 30 toneladas, equilibrada em uma base de 50 centímetros), cachoeiras diversas e belíssimas piscinas naturais.

5- Urubici

turismo no Brasil
Urubici. | Foto: Wikimedia.

Agora, puxando sardinha para a Serra Catarinense, pouco menos popular que a Gaúcha, a cidade de Urubici é toda circulada por uma incrível paisagem, que inclui o Morro da Igreja, o ponto turístico mais famoso e mais alto da cidade, em que, em seu topo, é possível vislumbrar as belas montanhas serranas e a neve nos dias mais frios. Além de conhecer a Pedra Furada, escultura natural com um furo de, aproximadamente, 30 metros de circunferência em seu interior, sendo a principal atração do local. Uma curiosidade é de que o Morro da Igreja é considerado o ponto mais frio do Brasil, tendo a menor temperatura já registrada no País (-17,8ºC).

Outras grandes marcas da beleza nativa são: o Parque Cascata do Avencal, onde se pode admirar a espetacular Cachoeira do Avencal, com uma queda d’água de mais de 100 metros, além de participar de atividades como Arco e Flecha, Tirolesa, Camping, Trilha Ecológica, entre outras, e o Morro do Campestre, formação de arenito localizada 1380 metros acima do nível do mar, com uma vista de tirar o fôlego e uma pedra em seu topo, na qual sua fenda se torna uma linda moldura natural para fotos daquele maravilhoso cenário. 

________________________________
Por Matheus Thomeu Toaldo – Fala! Cásper

Tags mais acessadas